Accessibility and innovation: IEB Minecraft as a tool for collection exploration

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.89.2024.232297

Palavras-chave:

Jogo, Minecraft, Videogame, IEB, Acesso a acervos

Resumo

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) concebeu um jogo de videogame no qual os participantes criam seus próprios personagens e entram no prédio da instituição para explorar de forma lúdica os acervos distribuídos entre o Arquivo, a Biblioteca e a Coleção de Artes Visuais. O objetivo do lançamento do IEB Minecraft é divulgar o Instituto para um público novo – com idade estimada de 12 a 20 anos –, já acostumado com a linguagem digital e o mundo dos games, tornando-se uma forma inovadora de disponibilizar aos jovens o acesso às coleções do IEB de forma lúdica e interativa. A seleção do acervo para o jogo engloba temas relacionados a obras e trajetórias de brasileiros de matriz africana – intelectuais, artistas, poetas –, em suas múltiplas expressões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro B. de Meneses Bolle, Universidade de São Paulo

    Pedro B. de Meneses Bolle is head of the Scientific Division at the Instituto de Estudos Brasileiros of Universidade de São Paulo (IEB/USP), journalist, systems analyst, Games for Change juror since 2020 and creator of the IEB Minecraft game.

Referências

AMARAL, Mônica G.T, NAZARÉ, Wilma (Org.). Dossiê História e Culturas Afro-brasileiras, Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Brasil, n. 62, 2015, p. 20-207. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/issue/view/8151. Acesso em: 23 jan. 2021.

AMOS, Evan. A história dos videogames: uma jornada fotográfica pelos consoles. Volume 2. 1. ed. São Paulo: Editora Europa, 2020.

BRAY, B.; MCCLASKEY, K. How to personalize learning: a practical guide for getting started and going deeper. Thousand Oaks: Corwin, 2016.

COX, Alex. The history of Minecraft – the best selling PC game ever. TechRadar, September4, 2020. Disponível em: https://www.techradar.com/news/the-history-of-minecraft. Acesso em: 31 out. 2024.

CRUZ, Adriana. Atividades da edição virtual da Feira USP e as Profissões foram vistas mais de um milhão de vezes. Jornal da USP, 22 de setembro de 2020. Disponível em: https://e.usp.br/rig. Acesso em: 31 out. 2024.

FEIRA USP E AS PROFISSÕES. Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, s.d. Disponível em: https://e.usp.br/rij. Acesso em: 30 out. 2024.

GAMES for Change Türkiye Festival. Disponível em: https://turkiye.gamesforchange.org. Acesso em: out. 2024.

GOLDBERG, Daniel, LARSSON, Linus. Minecraft: the unlikely tale of Markus “Notch” Persson and the game that changed everything. 2. ed. New York: Seven Stories Press, 2013.

IEB – Instituto de Estudos Brasileiros. Disponível em: https://www.ieb.usp.br. Acesso em: out. 2024.

IEBINÁRIO. Site dos webinars do IEB, s.d. Disponível em: https://www.ieb.usp.br/iebinario. Acesso em: 30 out. 2024.

IEB Minecraft. Accessing collections via Minecraft. Setembro 2021. Disponível em: https://www.ieb.usp.br/minecraft. Acesso em: out. 2024.

KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer,2012.

NAÇÕES Unidas Brasil. Objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. s. d. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: out. 2024.

OLIVA, Jaime Tadeu; MORAES, Marcos Antonio de; MARRAS, Stelio. Editorial. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Brasil, n. 62, 2015, p. 15-16. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p15-16.

PINK, Daniel H. Drive: the surprising truth about what motivates us. New York: Riverhead Books, 2009.

PODCAST DO IEB. Site do Spotify com Podcasts do IEB, s.d. Disponível em: https://podcasters.spotify.com/pod/show/difusieb. Acesso em: 30 out. 2024.

NEEDLER, Matthew; SOUTHAM, Phil. Minecraft: construction handbook – an Official Mojang Book. 2. ed. New York: Scholastic, 2015.

SHELDON, Lee. The multiplayer classroom: designing coursework as a game. Boston, MA: Cengage Learning, 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Criação

Como Citar

Bolle, P. B. de M. (2024). Accessibility and innovation: IEB Minecraft as a tool for collection exploration. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(89), e10718. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.89.2024.232297