Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social

Autores

  • José Eduardo Marques Mauro Universidade de São Paulo / Instituto de Estudos Brasileiros

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59

Palavras-chave:

crise brasileira, filosofia educacional, normas de convivência social, questão educacional.

Resumo

Examina, em particular, dois dos males endóginos que corroem as estruturas do país, há já algum tempo. No que concerne à questão educacional assinala, de um lado, a decadência geral dos níveis dos ensinos de primeiro, segundo e terceiros graus e, de outro, ressalta o perigo que representa para a vida cotidiana da nação de profissionais incompetentes em todos os campos de atividades. Reclama, por fim, a necessidade da adoção de uma política educacional global plasmada numa nova filosofia que seja capaz de inverter a atual maré de comodismo e imperfeição reinantes no país. No que respeita ao desconhecimento dos valores básicos da convivência social entende que esse fato compromete a vida em sociedade como um todo, distorce os valores, degrada os níveis de relacionamento, exarceba o individualismo e dificulta a sobrevivência dos mais fracos.

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Biografia do Autor

  • José Eduardo Marques Mauro, Universidade de São Paulo / Instituto de Estudos Brasileiros
    Professor Assistente Doutor do IEB (área de História).

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Publicado

1989-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mauro, J. E. M. (1989). Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 30, 43-59. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59