O reforço do “homem cordial” nas conexões entre senadores e cidadãos nas redes sociais online

Autores

  • Daniel Nardin Tavares Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Tiago Quiroga Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p110-128

Palavras-chave:

Senado Federal, redes sociais online, cordialidade.

Resumo

O presente artigo busca contribuir com as análises das chamadas redes sociais online a partir do viés cultural, especificamente o brasileiro. Com as novas tecnologias de comunicação, abriu-se a possibilidade de ser estabelecido o contato direto e rápido entre representantes e representados no Congresso Nacional, desde que sejam usuários de uma mesma plataforma de comunicação. Com base em levantamento junto às assessorias de comunicação dos senadores da 54ª legislatura, verificamos que a substância cultural é um forte componente das trocas de mensagens presentes no aparato técnico propiciado pelo ambiente online, onde é marcante o reforço de traços do “homem cordial”, de Sérgio Buarque de Holanda, cujas características parecem ser renovadas ou mesmo aprofundadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Nardin Tavares, Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Daniel Nardin Tavares mestre em Comunicação e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) em 2014, linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2007.
  • Tiago Quiroga, Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Tiago Quiroga doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Comunicação e Cultura, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tavares, D. N., & Quiroga, T. (2015). O reforço do “homem cordial” nas conexões entre senadores e cidadãos nas redes sociais online. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 60, 110-128. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p110-128