Estudo da prevalência para vírus da encefalite St. Louis relacionado com a idade em uma população de Córdoba, Argentina

Autores

  • Lorena Ivana SPINSANTI National University of Cordoba; Faculty of Medical Sciences; Institute of Virology "Dr. J.M.Vanella"
  • Viviana Elizabeth RÉ National University of Cordoba; Faculty of Medical Sciences; Institute of Virology "Dr. J.M.Vanella"
  • María Pilar DÍAZ National University of Cordoba; Faculty of Agronomy
  • Marta Silvia CONTIGIANI National University of Cordoba; Faculty of Medical Sciences; Institute of Virology "Dr. J.M.Vanella"

Palavras-chave:

Seroprevalence, St. Louis encephalitis, Age, Córdoba, Argentina

Resumo

Com a finalidade de estudar a relação entre prevalência de anticorpo para o vírus da encefalite St. Louis (ESL) e a idade, foram analisados 615 soros de indivíduos entre 0-87 anos de idade, morando na cidade de Córdoba, Argentina. Detectou-se uma prevalência de anticorpos neutralizantes de 13,98% e observou-se uma relação com a idade estatisticamente significante (p = 0,045). A soroprevalência mais alta foi encontrada em indivíduos de mais de 60 anos (>; 20%), enquanto nenhum com menos de 10 anos foi soropositivo para este vírus. Nossos resultados confirmam que o agente é endêmico nesta área. Por esse motivo os autores sugerem que deveríam se realizar estudos de patologias neurológicas nesses indivíduos de 60 anos de idade dado que eles representam o grupo mais suscetível ao vírus ESL.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2002-04-01

Edição

Seção

Virologia

Como Citar

SPINSANTI, L. I., RÉ, V. E., DÍAZ, M. P., & CONTIGIANI, M. S. (2002). Estudo da prevalência para vírus da encefalite St. Louis relacionado com a idade em uma população de Córdoba, Argentina . Revista Do Instituto De Medicina Tropical De São Paulo, 44(2), 59-62. https://revistas.usp.br/rimtsp/article/view/30602