Avaliação do potencial moluscicida de extratos hidroalcoólicos do caule, folhas e frutos de Jatropha gossypiifolia Linnaeus, 1753 em Biomphalaria glabrata (Say, 1818)

Autores

  • Adalberto Alves Pereira Filho UFMA; Departamento de Biologia; Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada
  • Clícia Rosane Costa França UFMA; Departamento de Biologia; Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada
  • Dorlam's da Silva Oliveira UFMA; Departamento de Biologia; Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada
  • Renato Juvino de Aragão Mendes UFMA; Departamento de Biologia; Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada
  • José de Ribamar Santos Gonçalves UFMA; Departamento de Biologia; Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada
  • Ivone Garros Rosa UFMA; Departamento de Biologia; Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada

Resumo

Estudou-se a ação dos extratos do caule, folhas e frutos de Jatropha gossypiifolia (Pinhão-roxo) sobre Biomphalaria glabrata analisando a sobrevivência, capacidade alimentar e de oviposição. Os extratos foram obtidos pela maceração das partes do vegetal em álcool etílico 92%, evaporados até obter-se um resíduo seco e estudados fitoquimicamente. A atividade moluscicida em B. glabrata seguiu os procedimentos recomendados pela WHO (1965). A medida de quantidade de alimento ingerido e a oviposição foi realizada durante cada experimento. O extrato das folhas de J. gossypiifolia mostrou-se um forte agente moluscicida, promovendo 100% de mortalidade de B. glabrata mesmo na menor concentração testada, 25 ppm. Com o extrato dos frutos houve variação na mortalidade, de acordo com a concentração utilizada (100, 75, 50 e 25 ppm). Os caramujos em contato com o extrato dos frutos apresentaram quando comparado ao controle uma diminuição significativa nos comportamentos alimentares e de número de embriões. O extrato do caule não apresentou atividade moluscicida e nenhuma influência sobre a capacidade alimentar e de oviposição de B. glabrata nas concentrações testadas. Em conclusão, os extratos de folhas e frutos de J. gossypiifolia investigados neste trabalho apresentam efeito moluscicida e possivelmente podem ser fontes de compostos no controle da esquistossomose.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Moluscicidas

Como Citar

Pereira Filho, A. A., França, C. R. C., Oliveira, D. da S., Mendes, R. J. de A., Gonçalves, J. de R. S., & Rosa, I. G. (2014). Avaliação do potencial moluscicida de extratos hidroalcoólicos do caule, folhas e frutos de Jatropha gossypiifolia Linnaeus, 1753 em Biomphalaria glabrata (Say, 1818). Revista Do Instituto De Medicina Tropical De São Paulo, 56(6), 505-510. https://revistas.usp.br/rimtsp/article/view/87663