Contribuições do trabalho de Saturnino de Brito à leitura das águas urbanas brasileiras no final do século XIX e início do século XX e suas repercussões na construção da paisagem urbana e na proteçao dos corpos d’água e recursos hídricos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i22p63-73Palavras-chave:
Águas urbanas, Degradação fluvial, Saturnino de BritoResumo
Visando compreender a construção da degradação com que muitos rios urbanos brasileiros alcançaram o século XXI, buscou-se referências que esclarecessem o contexto fluvial urbano na virada do século XIX para o XX. Das obras selecionadas, destacou-se a de Saturnino de Brito pela diversidade de situações abordadas e por seu caráter inovador. Da análise de quatro cidades onde atuou, constatou-se que havia conhecimento cientifico suficiente para ter minimizado os danos aos corpos d’água e que seu trabalho contribuiu para salvaguardar parte desse patrimônio natural para o futuro das cidades.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).