A contribuição de Theodoro Sampaio ao relatório dos cortiços de Santa Ifigênia: saneamento e urbanismo na trajetória de um engenheiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v14i1p49-57Palavras-chave:
Theodoro Sampaio, Sanitarismo, Santa IfigêniaResumo
O engenheiro Theodoro Sampaio (1855 – 1937) chefiou a equipe que produziu o Relatório da Commissão de exame e inspecção das habitações operarias e cortiços no Districto de Sta. Ephigenia – 1893. O documento se debruça sobre as condições de proliferação de doenças nas habitações populares no bairro, após uma epidemia de febre amarela. A atuação dessa comissão é um marco nas ações públicas na área do sanitarismo e do higienismo na capital paulista. Discutiremos como foi percebida a ação de Theodoro Sampaio junto a comissão, e a importância do engenheiro para a formulação de estratégias públicas de práticas sanitárias e higiênicas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).