O conjunto Jardim Ana Rosa e o Weissenhofsiedlung: aproximações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i1p83-105Palavras-chave:
Projetos urbanos, Conjunto habitacional, Arquitetura modernaResumo
Idealizado pelo Werkbund alemão, o conjunto Weissenhofsiedlung, tornou-se um marco para a Nova Arquitetura e informou os debates que tiveram lugar nos primeiros Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna. Por sua vez, o conjunto Jardim Ana Rosa, construído pelo Banco Lar Brasileiro, na cidade de São Paulo tornou-se, 30 anos depois da experiência alemã, um significativo exemplar de arquitetura moderna voltado para a classe média. Este trabalho adota como ponto de partida a difundida influência do Weissenhofsiedlung sobre o conjunto Jardim Ana Rosa, para buscar as principais evidencias que a experiência brasileira traz daquela pioneira experiência alemã.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











