Os conjuntos-bairros e a expansão do espaço intraurbano de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i1p47-63

Palavras-chave:

Conjuntos-bairros, Habitação, Fortaleza

Resumo

O Estado brasileiro atuou na questão habitacional de maneira diversa, com destaque para a produção direta, cujo resultado formal geralmente são conjuntos habitacionais. Construídos em diferentes momentos históricos, ganham significância com a atuação do Banco Nacional da Habitação, quando são construídos grandes conjuntos nas periferias urbanas. Por vezes compreendendo bairros inteiros, relacionam-se ao processo de desenvolvimento urbano e crescimento territorial das cidades. Este texto discute a expansão periférica do espaço intraurbano e a produção habitacional na metrópole Fortaleza através da construção dos conjuntos-bairros, que apresentam sobreposição quase absoluta entre a área projetada e a divisão político-administrativa adotada pelas administrações municipais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rérisson Máximo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor do Instituto Federal do Ceará.

Referências

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Máximo, R. (2019). Os conjuntos-bairros e a expansão do espaço intraurbano de Fortaleza. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 17(1), 47-63. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i1p47-63