Os conjuntos-bairros e a expansão do espaço intraurbano de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i1p47-63Palavras-chave:
Conjuntos-bairros, Habitação, FortalezaResumo
O Estado brasileiro atuou na questão habitacional de maneira diversa, com destaque para a produção direta, cujo resultado formal geralmente são conjuntos habitacionais. Construídos em diferentes momentos históricos, ganham significância com a atuação do Banco Nacional da Habitação, quando são construídos grandes conjuntos nas periferias urbanas. Por vezes compreendendo bairros inteiros, relacionam-se ao processo de desenvolvimento urbano e crescimento territorial das cidades. Este texto discute a expansão periférica do espaço intraurbano e a produção habitacional na metrópole Fortaleza através da construção dos conjuntos-bairros, que apresentam sobreposição quase absoluta entre a área projetada e a divisão político-administrativa adotada pelas administrações municipais.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











