Reflexões sobre o espaço habitado contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i1p64-82

Palavras-chave:

Habitação social, Estratégias humanizadoras, Padrões tipo-morfológicos

Resumo

O artigo tem como tema o espaço habitado contemporâneo, e como objeto de estudo projetos de habitação econômica contemporânea brasileira realizados para concursos públicos e/ou parcerias público privadas. Analisa-se a produção de Habitação Social a partir da década de noventa, investigando as soluções do ponto de vista espacial, econômico, e social. A metodologia envolve etapas de seleção de documentação, redesenhos digitais, análise gráfica através de diagramas, simulação de percursos a partir dos 3D gerados, e investigação da geração de espaços humanizadores (Barros e Pina, 2011). Infere-se que padrões tipo-morfológicos condicionem potencialidades humanizadoras da habitação e do espaço urbano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Constantinou, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (1989) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Letícia Bettio Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Pesquisadora em Iniciação Científica na pesquisa: Habitação de Interesse Social e Cidade: interação entre escala arquitetônica e urbana.

Referências

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Constantinou, E., & Bettio Machado, L. (2019). Reflexões sobre o espaço habitado contemporâneo. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 17(1), 64-82. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i1p64-82