Modos de vida e modos de habitar na moradia autoconstruída
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i1p37-54Palavras-chave:
Modos de Vida, Modos de Habitar, AutoconstruçãoResumo
Pretende-se refletir sobre a autoconstrução residencial realizada pela população de baixa renda a partir da análise das relações entre a conformação dos espaços domésticos e os modos de vida e modos de habitar dos moradores. O estudo apresentado aponta uma continuidade de referências rurais nas residências avaliadas e a presença de modos de vida e modos de habitar híbridos, constatando-se a relevante influência das condições socioeconômicas. Observou-se o elevado número de intervenções, o desenvolvimento de atividades produtivas, coabitação nos terrenos, importância conferida à dimensão temporal no processo de apropriação espacial e dificuldades técnicas no planejamento e no processo construtivo.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











