Analisar a urbanização latino-americana a partir da heterogeneidade dos modos de produção e consumo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i3p45-62Palavras-chave:
urbanização latino-americana, modalidades de produção-consumoResumo
Este artigo propõe um esquema para analisar a urbanização capitalista em geral. Partimos da compreensão da urbanização como um processo através do qual a população ocupa um espaço que foi transformado para sustentar seu assentamento aglomerado. Espaço qualificado, ou adequado, que resulta de processos produtivos particulares cujos produtos são componentes da urbanização. É por essa razão que os últimos dependem da predominância, em cada lugar e momento, de certas modalidades particulares de produção. O artigo propõe analisar a urbanização no capitalismo e no capitalismo latino-americano dependente e sua forte heterogeneidade de modalidades de produção-consumo, que são combinadas e articuladas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).