Do geral ao particular e do particular ao geral: considerações sobre o mobiliário na fase purista de Le Corbusier
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.192822Palavras-chave:
Síntese das Artes, Obra de Arte Total, deslocamento de conceitos, método de projeto, Le CorbusierResumo
Nos anos 1920, Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, encontrou uma formulação para o ambiente moderno, resultado de uma depuração e concentração, de uma síntese que englobava as Artes Maiores e Menores, a Síntese das Artes. O artigo aborda a relação entre Arquitetura e Mobiliário nessa década. Corbusier tipificou os móveis, organizados sob o conceito de equipamento, que os articulava ainda com a moradia e com os demais aspectos e setores da cidade. Esse novo mobiliário, ora encontrado no mercado, ora projetado pelo seu escritório, seria disposto de acordo com estratégias muito particulares. Contrapondo-se à tipificação, aparece a mescla e deslocamento de procedimentos entre o Mobiliário e Arquitetura, inclusive com uma expressão entre escalas construídas muito diferentes.
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