"Futura architecta”: a trajetória da primeira mulher formada em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.193506Palavras-chave:
Arquiteta, Mulher, Escola Nacional de Belas ArtesResumo
Este ensaio é fruto das recentes descobertas históricas em arquitetura e urbanismo realizadas no âmbito do doutorado. Serão demonstrados os resultados da aplicação do método de pesquisa histórica, desde a estruturação do problema até a comprovação das hipóteses por meio de fontes que conduziram à primeira arquiteta formada no Brasil e, ainda como hipótese a ser comprovada, na América Latina. Importante ressaltar que a investigação resultou na descoberta de sua primeira obra e reconhecimento de sua formação. Será apresentada uma breve discussão metodológica sob o ponto de vista da historicidade das trajetórias em arquitetura e urbanismo, a trajetória contextualizada historicamente da personagem e os significados historiográficos de sua desinvibilização.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
CASTRO, H. História Social. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
COLOMINA, Beatriz. Couplings. Rearrangements, A Smithson's Celebration. OASE, Roterdã, n. 51, p. 20–33, 1999. Disponível em: https://www.oasejournal.nl/en/Issues/51/Couplings Acesso em 28 de outubro de 2021.
DURAND, J. C. Arte, privilégio e distinção: artes plásticas, arquitetura e classe dirigente no Brasil, 1855/1985. São Paulo: Perspectiva, 1989.
MARQUES, Sônia. Maestro sem orquestra. Um estudo da ideologia do arquiteto no Brasil, 1820-1950. Dissertação (mestrado em ciências sociais). Universidade Federal de Pernambuco, 1983.
MOTTA, Marcia Maria Menendes. História, memória e tempo presente. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
PERROT, Michele. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2013.
SCOTT, Joan. Gênero, uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRS/FACED, v. 16, n. 2, 1989.
SEVCENKO, Nicolau (org). O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. In: História da Vida Privada do Brasil, São Paulo: Cia das Letras, vol. III, 1998.
STRATIGAKOS, Despina. Where are the women architects? New Jersey: Princeton University Press, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Camila Almeida Belarmino Belarmino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).