Entrevista com Francesco Careri – a Internacional Situacionista e as derivas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.200065Palavras-chave:
Internacional Situacionista, Deriva, Franceso CareriResumo
Entrevista realizada com o professor Dr. Francesco Careri, docente do Departamento de Arquitetura da Università degli Studi Roma Tre, em junho de 2020. A entrevista abordou ideias da Internacional Situacionista, suas reverberações na atualidade e na própria prática peripatética de Francesco Careri. Foi realizada de modo online, durante lockdown da pandemia de covid-19, em aula do curso de Artes Cívicas da graduação em Arquitetura. Assim, além do roteiro de perguntas dos entrevistadores, contou com as contribuições dos demais estudantes que acompanhavam a aula/entrevista. O material resultante desse diálogo é um compartilhamento generoso de pensamentos sobre as práticas artísticas, o jogo de criar situações, as derivas e as ressignificações da percepção da cidade e de si mesmo por meio do caminhar.
Downloads
Referências
ANONIMO, Réponse a une enquete du groupe surréaliste belge. In: Potlatch, n°5, 1954
BANDINI, Mirela. L’estetico il politico: da Cobra all’Internazionale Situazionista 1948/1957, Costa & Nolan, Ancona-Milano, 1999.
DEBORD, Guy; JORN, Asger. Mémoires: Structures Portantes d’Asger Jorn. Copenhagen: Internationale Situationniste, 1959.
DEBORD, Guy. Théorie de la dérive. In: Les Lèvres Nues. Paris, n.8/9, 1956.
BERRÉBY, Gérard. Documents relatifs à la fondation de l’Internationale Situationniste : 1948-157, Paris : Allia, 1985.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: Studio dell’elemento del gioco nella cultura, 1948.
CONSTANT. New Babylon. Haia: Haags Gemeentemuseum, 1974.
ALBERTS, ARMANDO, CONSTANT, OUDEJANS. Primeira Proclamação da Seção Holandesa da Internacional ituacionista. In: Internationale Situationniste. N.3, dezembro de 1959.
JORN, Asger; DEBORD, Guy. Fin de Copenhague. Copenhagen: Bauhaus Imaginiste, 1957.
LEFEBVRE, Henry. In: LAMBERT, Jean-Clarence. New Babylon – Constant : Art et Utopie, textes situationnises. Paris: Cercle d’art, 1997, trad it. Francesco Careri.
PIETROIUSTI, Cesare. Pensieri non Funzionali (1978-1996). Nápoles: Edizioni Morra, 2000.
VV.AA. Réponse à une enquête du groupe surréaliste belge. In: Potlatch. n.5, 20 de julho de 1954, p.41-42.
WOLMAN, Gil. Intervento al Congresso di Alba, 1956.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulina Maria Caon, Matheus Alcântara Silva Chaparim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).