A extensão universitária do grupo Periférico e do EMAU-CASAS da FAU-UnB na produção do habitat rural: o caso do Pequeno William do MST em Planaltina – DF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.204297

Palavras-chave:

habitação rural, espaços comunitários socioprodutivos, agricultura

Resumo

Considerando a pequena inserção da temática da produção do habitat no campo nos cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil, o artigo traz um relato sobre os trabalhos extensionistas – percurso e método – relacionados à produção do habitat rural e à produção camponesa nos assentamentos da reforma agrária no DF, desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa “Periférico, trabalhos emergentes” e do EMAU/CASAS da FAU/UnB. Com foco no assentamento Pequeno William do MST, em Planaltina, os trabalhos relatados tratam do planejamento espacial e buscam valorizar o saber camponês, o protagonismo dos estudantes e o envolvimento da comunidade, ensaiando uma ecologia de saberes no campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liza Maria Souza de Andrade, Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - PPG/FAU/UnB.

  • Camila Maia Dias Silva, Universidade de Pernambuco

    Mestranda em Regionalização e Análise Regional - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Pernambuco - PPGeo/UFPE.

  • Acácio Machado Alves, Universidade de Brasília

    Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão "Periférico, trabalhos emergentes" da Universidade de Brasília.

  • Gustavina Alves da Silva, Universidade de Brasília

    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão "Periférico, trabalhos emergentes" da Universidade de Brasília.

  • Natália da Silva Lemos, Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutoranda em Planejamento e Projeto Urbano e Regional, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Referências

ALEXANDER, C. et al. 1977. A Pattern Language: towns, buildings, construction. New York: Oxford University Press.

ANDRADE, Liza Maria Souza de. Conexão dos Padrões Espaciais dos Ecossistemas Urbanos: A construção de um método com enfoque transdisciplinar para o processo de desenho urbano sensível à água no nível da comunidade e o no nível da paisagem. Tese de doutorado, FAU/UnB. Brasília, junho de 2014.

ANDRADE, L. M., LOUREIRO, V. R., SILVA, C. F., & MACHADO, L. F. (2017). “Da realidade ao sonho”: uma tentativa de planejamento participativo do parcelamento do solo para a Ecoagrovila Renascer desenvolvido pelo EMAU/CASAS/FAU/UnB. Paranoá: Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 17(17). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.07.

BRASIL. Lei no 4.504, de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Diário Oficial da União, Brasília. 30 nov. 1964.

CARMO, Verônica Rodrigues. A desvalorização da dimensão subjetiva: a repetição nas políticas habitacionais rurais – O caso da Fazenda Larga. In: FÓRUM HABITAR, 2015, Belo Horizonte, 2015.

CASAS. Ecoagrovila Renascer: desafios para a transformação do assentamento rural tradicional em comunidade ambiental e socialmente responsável: uma experiência de projeto participativo no Distrito Federal. Edital PROEXT 2015-2016, FAU/UnB: Brasília, 2015.

EMATER. PDA - Pequeno William. EMATER/DF: Brasília, 2013.

JUNTARQ. Compartilhar, crescer, construir. Projeto de Diplomação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

FRANÇA, C. G. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural. Assentamentos em debates. Brasília: NEAD, 2005.300 p. pg. 18.

GRUPO HABIS. Caderno Amarelo - O encontro de famílias e assessores: organizando grupos para projetos de habitação rural. UFSCar/HABIS: São Carlos, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira 8ª edição, 1985 (1ª edição, 1969).

FURTADO, Celso. Dossiê Celso Furtado. Cadernos do Desenvolvimento ano 6, nº. 8. Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Rio de Janeiro, 2011.

GRAMACHO, Raissa. Céu na Terra: construindo cenários sustentáveis. Trabalho de Diplomação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília 2018.

IICA. Roteiro Mínimo comum para a elaboração de Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos de Reforma Agrária. PCT - INCRA/IICA: Brasília, 1998.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). 2010. Censo Demográfico Brasileiro.

MAZZALA NETO, W. Agroecologia e processamento de alimentos em assentamentos rurais. Campinas, 2009.

MAIA, Camila; ANDRADE Liza; LEMOS, Natália; MACHADO, Acácio; SILVA, Gustavina Alves. Comunidade solidária: espaços socioprodutivos para uma nova ruralidade no assentamento Pequeno William em Planaltina – DF. In: III Euro-Elecs - Encontro Latino Americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, Argentina 2019.

MACHADO, Acácio, ANDRADE Liza, MAIA, Camila. Injustiça social: as estratégias de sobrevivência hídrica utilizadas por moradores do assentamento Pequeno William em Planaltina-DF. In: III Euro-Elecs - Encontro Latino-Americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, Argentina 2019.

NEDER, Ricardo Toledo. CTS – Ciência Tecnologia Sociedade e a produção do conhecimento na sociedade. Brasília, Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina – UnB/Capes- Escola de Altos Estudos. Caderno Primeiro Versão. Serie 1. Construção Social da Tecnologia. Número 4, 2013.

NEDER, Ricardo Toledo. Interacionismo sociotécnico e cultura de resistência em políticas de incubação de cooperativas populares: sete dimensões estratégicas em ITCP como agência, como indicadores de avaliação Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária. In: “Democracia e economia solidária: impasses e oportunidades”. Juazeiro do Norte – Universidade Federal do Cariri, 2016.

NEDER, R.T.; MORAES, R.A. Para onde vai a universidade diante da política de ciência & tecnologia no Brasil. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

THEODORO, J., MARAVALHAS, R., ANDRADE, L. M., & SILVA, C. F. (2017). Financiamento habitacional no campo: a sustentabilidade como problemática no desenvolvimento de edificações rurais. Caso do Distrito Federal. Paranoá: Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 17(17). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.10.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade – 3ª edição. Cortez, São Paulo, 2011.

SATTLER, M. A. Habitações de Baixo Custo Mais Sustentáveis: a casa alvorada e o centro experimental de tecnologias habitacionais sustentáveis, Coleção Habitare/Finep, Porto Alegre, 2007.

SILVA, Gustavina Alves; ANDRADE, Liza Maria Souza de Andrade e DIAS, Camila Maia. Construção coletiva do conhecimento empírico: práticas de bioconstrução no assentamento Pequeno William. In: III Euro-Elecs - Encontro Latino-Americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, Argentina 2019.

SILVA, José Graziano da. O novo rural brasileiro. 2.ed. rev. Campinas, SP: Unicamp. IE, 2002.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18º. Ed. São Paulo: Cortez, 2015.

VERDEJO, Miguel E. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático DRP. Revisão e adequação de Décio Cotrim e Ladjane Ramos-Brasília: MDA/Secretaria de Agricultura Familiar, 2007. 62p.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Andrade, L. M. S. de ., Silva, C. M. D., Alves, A. M., Silva, G. A. da, & Lemos, N. da S. . (2023). A extensão universitária do grupo Periférico e do EMAU-CASAS da FAU-UnB na produção do habitat rural: o caso do Pequeno William do MST em Planaltina – DF . Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21, 33-49. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.204297