Gente “Diferenciada”.

A Classe Criativa

Autores

  • Daniel Motta Unicamp
  • Sidney Piocchi Bernardini

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2024.223819

Palavras-chave:

classe criativa, distinção, cidade criativa, economia criativa

Resumo

A crise do capitalismo impulsiona a reestruturação dos meios de produção, valorizando a cultura e a criatividade como motores do desenvolvimento urbano. O conceito de "classe criativa" de Richard Florida sugere que trabalhadores com habilidades criativas e inovadoras são impulsionadores do crescimento econômico. No entanto, essa visão tem sido criticada por sua postura elitista e mercadófila ao ignorar a diversidade e a criatividade que já fazem parte das manifestações autóctones dos territórios. Utilizando o ferramental analítico de Pierre Bourdieu, que destaca as relações de poder, capital cultural e distinção social, este artigo demonstra que o conceito de classe criativa se baseia em uma noção restrita da criatividade. Conclui-se que o conceito de classe criativa é uma ferramenta limitada para compreender os territórios, devendo ser explicitada e abordada criticamente para que, ao se pensar uma fórmula de atuação no âmbito das Cidades Criativas, se chegue a uma visão mais abrangente e inclusiva da criatividade, procurando superar a hegemonia neoliberal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BEREITSCHAFT, B.; CAMMACK, R. Neighborhood diversity and the creative class in Chicago. Applied Geography, v. 63, p. 166–183, 1 set. 2015.

BONILLA, J. E. G. El impacto del arte y la cultura en el desarrollo inmobiliario, el caso del barrio San Felipe en la ciudad de Bogotá D.C. XIV Congreso internacional ciudad y territorio virtual. Anais...Bogota: UTADEO, 2022.

BOSCHMA, R. A.; FRITSCH, M. Creative Class and Regional Growth: Empirical Evidence from Seven European Countries. Economic Geography, v. 85, n. 4, p. 391–423, 31 jul. 2009.

BOURDIEU, P. As Regras da Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, P. Language and Symbolic Power. Reprint ed. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

BOURDIEU, P. A Distinção – Crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. [s.l.] Edições 70, 2021.

COLOMB, CLAIRE. Staging the New Berlin : place marketing and the politics of urban reinvention post-1989. Londres: Routledge, 2012.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

DEPINÉ, Á. C. Fatores de Atração e Retenção da Classe Criativa: O Potencial de Florianópolis como Cidade Humana Inteligente. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

DOBLYTĖ, S.; TEJERO, A. Class or individual habitus? Willingness to spend more on reconciliation policies in Europe. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 43, n. 5/6, p. 436–453, 2023.

FIRJAN; SENAI. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: [s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 8 fev. 2022.

FLORIDA, R. Cities and the Creative Class. New York: Routledge, 2005.

FLORIDA, R. The Flight of the Creative Class: The New Global Competition for Talent. [s.l.] Harper Business, 2007.

FLORIDA, R. Who’s Your City? 1. ed. New York: Basic Books, 2008.

FLORIDA, R. The Rise of the Creative Class--Revisited: 10th Anniversary Edition--Revised and Expanded. Revised Edition ed. New York: Basic Books, 2012.

FLORIDA, R. The Creative Class and Economic Development. Economic Development Quarterly, v. 28, n. 3, p. 196–205, 2014.

FLORIDA, R. The New Urban Crisis: How Our Cities Are Increasing Inequality, Deepening Segregation, and Failing the Middle Class—and What We Can Do About It . [s.l.] Basic Books, 2017a.

FLORIDA, R. One-on-One With Richard Florida: The New Urban Crisis. New YorkCreative Class Group, , maio 2017b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dI_itAgJXjk>. Acesso em: 12 set. 2023

FLORIDA, R.; MELLANDER, C.; STOLARICK, K. Inside the black box of regional development - Human capital, the creative class and tolerance. Journal of Economic Geography, v. 8, n. 5, p. 615–649, 2008.

GABE, T.; FLORIDA, R.; MELLANDER, C. The Creative Class and the crisis. Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, v. 6, n. 1, p. 37–53, 1 mar. 2013.

GARNHAM, N.; WILLIAMS, R. Pierre Bourdieu and the sociology of culture: an introduction. Media, Culture & Society, v. 2, n. 3, p. 209–223, 30 jul. 1980.

GREFFE, X. From culture to creativity and the creative economy: A new agenda for cultural economics. City, Culture and Society, Special Issue: Culture, Sustainable Development and Social Quality. v. 7, n. 2, p. 71–74, jun. 2016.

GROAT, L.; WANG, D. Architectural Research Methods. 2. ed. [s.l.] John Wiley & Sons, 2013.

GRODACH, C. Cultural Economy Planning in Creative Cities: Discourse and Practice. International Journal of Urban and Regional Research, v. 37, n. 5, p. 1747–1765, 1 set. 2013.

GUTTORMSEN, D. S.; MOORE, F. ‘Thinking About How We Think’: Using Bourdieu’s Epistemic Reflexivity to Reduce BIAS in International Business Research. Management International Review, p. 1–23, 2023.

HARVEY, D. The new imperialism. [s.l.] Oxford University Press, 2003.

KOZINA, J.; BOLE, D.; TIRAN, J. Forgotten values of industrial city still alive: What can the creative city learn from its industrial counterpart? City, Culture and Society, v. 25, p. 100395, 1 jun. 2021.

KRÄTKE, S. The New Urban Growth Ideology of “Creative Cities”. Em: BRENNER, N.; MARCUSE, P.; MAYER, M. (Eds.). Cities for people, not for profit : critical urban theory and the right to the city. 1. ed. New York: Routledge, 2012. p. 125–134.

LANDRY, C. The creative city: a toolkit for urban Innovators. 2. ed. Londres: Earthscan, 2008.

LANDRY, C. Cidade Criativa: A História de um conceito. Em: REIS, A. C. F.; KAGEYAMA, P. (Eds.). Cidades Criativas - Perspectivas. 1. ed. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions, 2011. p. 7–15.

LANDRY, C. The Art of City Making. Londres: Routledge, 2012.

LEE, P.; BURFITT, A.; TICE, A. The Creative Economy and Social Sustainability: Planning for Opportunity and Growth. Built Environment, v. 35, n. 2, p. 267–280, 24 jun. 2009.

LORENZEN, M.; ANDERSEN, K. V. Centrality and Creativity: Does Richard Florida’s Creative Class Offer New Insights into Urban Hierarchy? Economic Geography, v. 85, n. 4, p. 363–390, 1 jun. 2009.

MARTIN-BRELOT, H. et al. The Spatial Mobility of the ‘Creative Class’: A European Perspective. International Journal of Urban and Regional Research, v. 34, n. 4, p. 854–870, 1 dez. 2010.

MCGUIGAN, J. Doing a Florida thing: the creative class thesis and cultural policy. International Journal of Cultural Policy, v. 15, n. 3, p. 291–300, 1 ago. 2009.

MORAES, U. Q. DE. Pierre Bourdieu: Campo, Habitus e Capital Simbólico - Um método de análise para as políticas públicas para a música popular e a produção musical em Curitiba (1971¬-1983). V FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE. Anais...Curitiba: Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 2007. . Acesso em: 16 fev. 2022

NEWBIGIN, J. A Economia Criativa: Um Guia Introdutório. São Paulo: British Council, 2009.

OCEJO, R. E. Masters of Craft: Old Jobs in the New Urban Economy. [s.l.] Princeton University Press, 2017.

PAE, C.-U. Why Systematic Review rather than Narrative Review? Psychiatry Investigation, v. 12, n. 3, p. 417, 1 jul. 2015.

POWELL, W. W.; SNELLMAN, K. The Knowledge Economy. Annual Review of Sociology, v. 30, n. 1, p. 199–220, 1 ago. 2004.

PRATT, A. C. Creative hubs: A critical evaluation. City, Culture and Society, v. 24, p. 100384, 1 mar. 2021.

QIAN, H. Talent, creativity and regional economic performance: the case of China. The Annals of Regional Science, v. 45, n. 1, p. 133–156, 30 ago. 2010.

REESE, L. A.; FAIST, J. M.; SANDS, G. Measuring the Creative Class: Do We Know It When We See It? Journal of Urban Affairs, v. 32, n. 3, p. 345–366, 30 ago. 2010.

RIFKIN, J. The Zero Marginal Cost Society The Internet of Things, the Collaborative Commons, and the Eclipse of Capitalism. 1. ed. Londres: Palgrave Macmillan, 2014.

RILEY, D. A teoria das classes de Pierre Bourdieu. Revista Outubro, n. 31, p. 77–112, jul. 2018.

RODRIGUES, C.; SCHMIDT, H. J. How the Creative Class Co-creates a City’s Brand Identity: A Qualitative Study. Journal of Creating Value, v. 7, n. 1, p. 19–43, 5 maio 2021.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. v–vi, jun. 2007.

SÁNCHEZ, F. A reinvenção das cidades na virada de século: agentes, estratégias e escalas de ação política. Revista de sociologia e política, n. 16, p. 31–49, jun. 2001.

SCHIRATO, T.; ROBERTS, M. Bourdieu: A Critical Introduction. 1. ed. [s.l.] Routledge, 2018.

SCHWAB, K. The Fourth Industrial Revolution. 1. ed. Genebra: World Economic Forum, 2016.

THREADGOLD, S. What comes after fields, capitals, habitus? Suggestions for future cultural consumption research in Australia. Journal of Sociology, v. 59, n. 2, p. 300–309, 2023.

VANOLO, A. City Branding. [s.l.] Routledge, 2017.

WALKER, E. S. et al. A Bourdieusian Latent Class Analysis of Cultural, Arts, Heritage and Sports Activities in the UK Representative Understanding Society Dataset. https://doi.org/10.1177/00380385221130163, 13 nov. 2022.

WILES, R. et al. Innovation in qualitative research methods: a narrative review: NCRM Working Paper Series. Southampton: [s.n.]. . Acesso em: 9 fev. 2023.

WILSON, D.; KEIL, R. The real creative class. Social & Cultural Geography, v. 9, n. 8, p. 841–847, 16 dez. 2008.

ZUKIN, S. Naked City. [s.l.] Oxford University Press, 2010.

ZUKIN, S. Loft Living: Culture and Capital in Urban Change. [s.l.] Rutgers University Press, 2014.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

Motta, D., & Bernardini, S. (2024). Gente “Diferenciada”.: A Classe Criativa. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 22(1). https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2024.223819