Projetar arquitetura, construir cidades: propositiva urbanística das escolas do Convênio Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2025.230685

Palavras-chave:

Arquitetura, equipamentos sociais, políticas públicas

Resumo

Este artigo investiga a interação entre espaços educacionais e a cidade, com ênfase nas escolas construídas pela segunda fase do "Convênio Escolar" em São Paulo, entre os 1950 e 1960. O objetivo principal é compreender a propositiva urbanística desses edifícios, que, ao combinar arquitetura e um projeto político-pedagógico, buscaram modernizar o ambiente escolar e expandir seu papel como agente de coesão social e de transformação urbana. A metodologia adotada inclui a análise de estudos de caso fundamentados em revisões bibliográficas e utilização de leituras cartográficas, considerando as escalas do bairro, lote e edifício. Os resultados destacam que essas escolas do Convênio atuaram como intervenções no tecido urbano paulistano, promovendo serviços públicos e integração comunitária para fortalecimento das relações sociais, além de representar inovações no âmbito político-pedagógico através de suas arquiteturas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Haniel Israel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Arquiteto e Urbanista (2017), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2020), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, com bolsa . Doutorando (2021-202?) do mesmo Programa. É pesquisador no Laboratório de Projetos Políticas Públicas, LPP/ FAU Mackenzie, atuando nas linha de pesquisa "Arquitetura Moderna e Contemporânea: Representação e Intervenção" e "Urbanismo Moderno e Contemporâneo: Representação e Intervenção", com ênfase nos seguintes temas: educação, cidade, políticas públicas, sociabilidades urbanas e arquitetura escolar brasileira. 

  • Maurício Del Nero Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com bolsa Capes. Membro do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas LPP / FAU Mackenzie, onde realizou Estágio Docente Continuado na disciplina Atividade 3 - Fundamentação e Crítica do Trabalho de Graduação Final - TFG Internacional Experimental, na condição de pesquisador auxiliar. Especialista em Jornalismo pela London School of Journalism (Inglaterra, 2015). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), com intercâmbio acadêmico para a Università degli Studi di Firenze (Itália, 2006). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo com a realização de projetos residenciais, corporativos, comerciais, institucionais e paisagísticos, e, também, na área de Comunicação e Jornalismo na criação, pesquisa e produção de textos e livros para o ramo de arquitetura, urbanismo e design. Tem experiência em pesquisas nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Comunicação e Jornalismo, com ênfase nos seguintes temas: publicações do ramo de arquitetura, urbanismo e design; semiótica; tendências; requalificação urbana e planejamento urbano.

  • Elias de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP), Pesquisador e membro do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas (LPP), bolsista CAPES PROEX.

  • Julia Detolvo Cruz, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2019). É pesquisadora voluntária do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas - LPP, onde auxilia pesquisas diversas, participa dos grupos de estudo e desenvolve seu projeto de pesquisa de mestrado.

  • Valter Luís Caldana Júnior, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutor em Projeto de Arquitetura pela FAU/Universidade de São Paulo, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela mesma Faculdade (FAUUSP), Professor Titular de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fundador e Coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Projetos e Políticas Públicas (LPP)

Referências

ABREU, Ivanir Reis Neves. Convênio escolar: utopia construída. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

ALY, José Augusto Fernandes. Arquiteturas da cidade: conexões e lugar. 2010. Tese (Doutorado em Projeto de Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. doi:10.11606/T.16.2010.tde-29112010-142252. Acesso em: 2024-10-16.

AMADEI, José. O que é Convênio Escolar. In: HABITAT: revista das artes no Brasil. São Paulo, n. 4, jul-set, 1951.

ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. “Um teto para cada escola”: o Plano de Edificações Escolares de Anísio Teixeira. In: ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. Vol. II. Coleção Arquitetura Moderna na Bahia (1947-1951). Salvador: EDUFBA, 2016.

ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. Arquitetura moderna na Bahia, 1947-1951: uma história a contrapelo. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012.

BO BARDI, Lina. Primeiro: Escolas. In: HABITAT: revista das artes no Brasil. São Paulo, n. 4, jul-set, 1951.

CESTARO, Lucas R. A contribuição de Lebret através da SAGMACS na formação de técnicos e profissionais de urbanismo no Brasil. Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), São Carlos, Brasil, v. 14, n. 1, p. 24–31, 2016. Disponível em: https://revistas.usp.br/risco/article/view/125753. Acesso em: 8 out. 2024.

CHAHIN, Samira. Cidade, escola e urbanismo: o programa escola-parque de Anísio Teixeira. XIV SHCU - Seminário da História da Cidade do Urbanismo. São Carlos, 2016.

CHAMBERS, D.; HALEY, K. Wherever you find people: the radical schools of Oscar Niemeyer, Darcy Ribeiro and Leonel Brizola. [s.l.] Zurich Park Books, 2016.

COMAS, Carlos Eduardo. Lucio Costa e a revolução na arquitetura brasileira 30/39. De lenda(s) e Le Corbusier. Arquitextos, São Paulo, ano 02, n. 022.01, Vitruvius, mar. 2002. Disponível em: <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.022/798>. Acesso em> 2024-09-14.

CORRÊA, Paulo. O programa de necessidades: importante etapa metodológica de aproximação e desenvolvimento do projeto arquitetônico. Revista Aedificandi. Ensaios. vol. 1, n. 1., junho, 2006.Disponível em: http://www.aedificandi.com.br/aedificandi/aedificandi_abertura.htm. Acesso em: 16 outubro 2024

COSTA, Luiz Augusto Maia. Theodoro Sampaio, o Código Sanitário do Estado de São Paulo de 1894 e as exigências da modernidade. Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), São Carlos, Brasil, v. 14, n. 2, p. 15–22, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4506.v14i2p15-22. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/127419. Acesso em: 15 out. 2024.

DUARTE, Hélio. Escolas do Convênio Escolar. In: HABITAT: revista das artes no Brasil. São Paulo, n. 4, jul-set, 1951.

DUARTE, Hélio. Escolas-Classe, Escola-Parque: uma experiência educacional. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Univerisdade de São Paulo, 1973.

ENGE, Rita Beatriz. Planejamento de rede física escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/D.16.2007.tde-18052010-112935. Acesso em: 2024-10-15.

GEIGER, Mirela. Arquitetura escolar pública paulista: Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo - CONESP 1976-87. 2020. Tese (Doutorado em Projeto de Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

GOMES, M. V. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo:Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 1, n. 2, p. 67, 23 mar. 2015.

HADLICH, Flávio. As escolas do Ipesp: projetos de edifícios escolares produzidos para o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo de 1959 a 1962. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

ISRAEL, Haniel. Centros Educacionais Unificados de São Paulo (2004-2019): cidade, edifício escolar e praça de equipamentos públicos. 2020. 223 f. Dissertação (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.

ISRAEL, Haniel; GIANELLA, Isabela; FRANÇA, André; CALDANA, Valter. A relação dialógica entre a Rua e a Cidade: panorama histórico no desenho urbano. Revista RUA, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 333–356, 2021. DOI: 10.20396/rua.v27i2.8667737. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8667737. Acesso em: 16 out. 2024.

ISRAEL, Haniel; SOUZA, Elias de; DETOLVO, Julia.; OLIVEIRA, Maurício Del Nero; CALDANA, Valter. Espaços educacionais inovadores: a produção de edifícios escolares na cidade de São Paulo . OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, [S. l.], v. 22, n. 10, p. e7255, 2024. DOI: 10.55905/oelv22n10-138. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/. Acesso em: 16 out. 2024.

ISRAEL, Haniel. Questões de espaço, educação e inovação. Entrevista com Anne Lacaton. Entrevista, São Paulo, ano 22, n. 086.05, Vitruvius, jun. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/22.086/8119>. Acesso em: 16-10-2024

KOLWALTOWSKI, Doris. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. 1.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011

MIRCHANDANI, Nick; WRIGHT, Sharon. Future schools: innovative design for existing and new buildings. Newcastle Upon Tyne: Riba Publishing, 2015.

PILERI, P.; RENZONI, C.; SAVOLDI, P. Piazze scolastiche. Reinventare il dialogo tra scuola e città. [s.l.] Corraini, 2022.

TAKIYA, André. Edif 60 anos de arquitetura pública. 2009. Dissertação (Mestrado em Projeto de Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. doi:10.11606/D.16.2009.tde-10052010-141328. Acesso em: 2024-10-08.

TAYLOR, Helen; WRIGHT, Sharon. Community Schools: designing for sustainability, wellbeing and inclusion. London: RIBA Publishing, 2023.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. Um presságio ao progresso. In: HABITAT: revista das artes no Brasil. São Paulo, n. 4, jul-set, 1951.

RABELO, Rafaela Silva. The New Education Fellowship, the Progressive Education Association, and the US Department of State: south america as part of a complex entanglement. Paedagogica Historica, [S.L.], v. 57, n. 1-2, p. 183-199, 26 jan. 2021. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00309230.2021.1872660.

ROLDAN, Dinalva Derenzo. Unidade de vizinhana em suas conexões latino-americanas: a construção do conceito e suas apropriações nas obras de Josep Lluí­s Sert, Carlos Raul Villanueva e Affonso Eduardo Reidy entre 1945 e 1958. 2019. Tese (Doutorado em Projeto, Espaço e Cultura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.16.2019.tde-09092019-164932. Acesso em: 2024-10-11.

SAMPAIO, Antônio Heliodório Lima. Formas Urbanas – Cidade Real & Cidade Ideal. Contribuição ao estudo urbanístico de Salvador. Salvador: Quarteto: PPG/AU-FAUFBA, 1999.

SÃO PAULO (Estado). Código Sanitário do Estado de São Paulo. Dá execução ao Código Sanitário do Estado de São Paulo… Decreto N. 2.918 de 9 de Abril de 1918. São Paulo, SP, 9 de abril 1918. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1918/decreto-2918-09.04.1918.html. Acesso em: 16 out. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Código Sanitário do Estado de São Paulo. Estabelece o Código Sanitário… Decreto N. 233 de 2 de Março de 1894. São Paulo, SP, 2 de Março de 1894. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1894/decreto-233-02.03.1894.html. Acesso em: 16 out. 2024.

STUCHI, Fabiana Terenzi. Revista Habitat: um olhar moderno sobre os anos 50 em São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Projeto, Espaço e Cultura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, University of São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/D.16.2007.tde-14052010-102629. Acesso em: 2024-09-14.

VIDAL, Diana. Open-air schools, écoles de plein air, escolas ao ar livre. Podcast do IEB - Instituto de Estudos Brasileiros. n. 095, 25 ago. 2020. Disponível em: “Spotfy”. Acesso em: 11 out. 2024

WILDEROM, Mariana Martinez. Espaço educacional contemporâneo: reflexões sobre os rumos da arquitetura escolar na cidade de São Paulo (1935-2013). 2014. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014

WOLFF, Silvia Ferreira Santos. As Escolas Públicas Paulistas da Primeira República e seus Arquitetos. PosFAUUSP, São Paulo, Brasil, n. 4, p. 91–106, 1993. DOI: 10.11606/issn.2317-2762.v0i4p91-106. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/137035.Acesso em: 8 out. 2024.

WOLFF, Silvia Ferreira Santos. Escolas para a República: os Primeiros Passos da Arquitetura das Escolas Públicas Paulistas. 10. ed. São Paulo: EDUSP, 2010.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Israel, H., Oliveira, M. D. N., Souza, E. de, Cruz, J. D., & Caldana Júnior, V. L. (2025). Projetar arquitetura, construir cidades: propositiva urbanística das escolas do Convênio Escolar. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 23(1), e-230685. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2025.230685