Núcleo Temático “Francisco de Oliveira - intérprete do Brasil”: introdução ou notas afetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2025.240018

Palavras-chave:

Francisco de Oliveira

Resumo

Francisco de Oliveira faria 90 anos naquele dia 7 de novembro de 2023, dia do aniversário da Revolução Russa, como algumas vezes ele sugeria sorrindo. Alguns de seus antigos orientandos e alguns intelectuais e pensadores que foram interpelados por trocas e conversas que tiveram com sua obra – densa, inquieta, em tensão e movimento permanentes por um lado, além de composta por temas, textos e livros que integraram sua produção, de outro – foram reunidos em torno de uma proposta: homenageá-lo com um seminário no Centro Maria Antônia, à época sob a direção de José Tavares Correia de Lira. Nossa homenagem retomaria e discutiria algumas de suas contribuições a partir de um olhar necessariamente fincado em um momento presente bastante complexo cuja compreensão teria sido muitas vezes iluminada – na forma de lampejos por esse mestre do pensamento social brasileiro que ousou detectar e interpretar processos que ainda não estavam completamente delineados por ocasião dapublicação de suas obras, como O Ornitorrinco, A Era da Indeterminação, Hegemonia às Avessas, Jeitinho e Jeitão, entre outras contribuições. Alguns desses comentários de pesquisadores que conviveram com Oliveira durante sua trajetória compõem este Núcleo Temático que se originou no seminário de 2023. A organização e realização do seminário foi uma tarefa realizada por Alexandre Barbosa, Joana Barros e Cibele Rizek, iniciativa generosamente acolhida por José Tavares de Lira, que também acompanhou a discussão, seleção e organização das apresentações. A seleção dos textos, enviados posteriormente, foram organizados a partir da disponibilidade dos autores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cibele Saliba Rizek, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

    Cibele Saliba Rizek é Cientista Social, Professora Senior do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Pesquisadora Colaboradora do CENEDIC (Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania) - FFLCH-USP.

  • Joana Barros, Universidade Federal de São Paulo

    Joana Barros é Arquiteta e Urbanista, Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

Sem referências bibliográficas.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

Rizek, C. S. ., & Barros, J. (2025). Núcleo Temático “Francisco de Oliveira - intérprete do Brasil”: introdução ou notas afetivas. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 23(1), e-240018 . https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2025.240018