Noventa anos de um mestre
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2025.240021Palavras-chave:
Francisco de OliveiraResumo
Quero retomar aqui dois momentos da produção do meu mestre e amigo – Francisco de Oliveira, que foram e são muito pertinentes na minha própria trajetória para além de todas as pistas e agendas de pesquisa que se desenham ainda a partir de seus textos, dos insights, dos clarões que aqui e ali apontavam caminhos, abriam possibilidades de reflexão. As questões que Francisco de Oliveira propunha SEMPRE iam além de um objeto singular, mesmo quando ele queria - e às vezes queria muito quase a ponto de indicar com alguma doce veemência - que uma questão fosse esmiuçada, analisada, explicada. Então, para além de cada dimensão de pesquisa, o que se impunha era a necessidade intelectual e militante de pensar o Brasil, de pensar grande! Nesse esforço de reflexão não vou me deter n´A Crítica ou na Elegia porque quero pensar interlocuções que constituíram o que ele chamou de reformação, de segunda formação, uma espécie de novo batismo, por vezes cheio de dores, por vezes de aconchego e consolo, no âmbito do ingresso de Chico no curso de Ciências Sociais e no Departamento de Sociologia – ali onde se sentiu em casa.
Downloads
Referências
OLIVEIRA, Francisco de. Oração à São Paulo: a tarefa da crítica. In RIZEK, C. S.; ROMÃO, W. (orgs.). Francisco de Oliveira: a tarefa da crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
OLIVEIRA, Francisco de. Pensar com radicalidade e especificidade. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 2001, nº 54, p. 87-132. In <https://www.scielo.br/j/ln/a/tWRDxghtCHdRddwpYSc5jtt/>, acesso novembro de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cibele Rizek

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











