Siza e Cargaleiro: diálogos entre arquitetura e arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2025.241400Palavras-chave:
arquitetura portuguesa, arte portuguesa, Álvaro Siza, Manuel CargaleiroResumo
Este artigo explora as relações entre o arquiteto Álvaro Siza (1933) e o artista Manuel Cargaleiro (1927-2024), tentando identificar as colaborações e influências mútuas na produção de ambos, e propõe que a intensa relação entre estes dois personagens maiores da arquitetura e arte em Portugal poderão ter deflagrado transformações em suas obras, após ampla colaboração recíproca. Este presente recorte de estudo apresenta as obras em que Siza e Cargaleiro estiveram envolvidos diretamente e o desenlace e conflagração dessa convivência no Museu-Oficina Manuel Cargaleiro (2000-16), no Seixal, nas cercanias de Lisboa, Portugal. O método utilizado para demonstrar o pressuposto é o de Revisão Bibliográfica sobre os personagens tratados, com apoio em ensaio fotográfico dos projetos e obras selecionados. Este trabalho busca evidenciar os modos contemporâneos de se relacionar com os contextos e como estes podem sugerir e indicar renovações procedimentais. E ainda ilumina o poder da contingência e dos encontros profissionais como informadores da solução arquitetônica e artística.
Downloads
Referências
BOFF, L. Tempo de transcendência: o ser humano como projeto infinito. São Paulo: Editora Vozes, 2009.
BRANCALIÃO, G. F. LISBOA EXPO98: Oceanos da arquitetura e sua transformação permanente. Dissertação (Mestrado em Projeto de Arquitetura). FAU USP, São Paulo, 2022.
CASTANHEIRA, C.; FERNANDES. J. (Org.). Álvaro Siza: Expor / On Display. Porto: Fundação de Serralves, 2005.
COUTINHO, F. (Coord.). Igreja de Santa Maria: Marco de Canaveses. Paróquia de Fornos: Letras e Coisas, 2016.
LAND, C.; HUCKING, K. J.; TRIGUEIROS, L. Arquitectura em Lisboa e Sul de Portugal desde 1974. Lisboa: Editorial Blau, 2005.
LEAL, A. (Ed.) AMAG 18. International architectural technical magazine: Álvaro Siza Built Works. Porto: AMAG Publisher and branding, 2020.
LLANO, P.; CASTANHEIRA, C. Álvaro Siza. Obras e Projectos. Matosinhos: Electa CGAC, 1996.
MELO, M. (Coord.); SEQUEIRA, M.; TOUSSAINT, M. Álvaro Siza: Guia de Arquitectura: Projectos construídos Portugal / coord. ed. Maria Melo, Michel Toussaint; textos Marta Sequeira, Michel Toussaint; fot. Nuno Cera; trad. Isabel Azevedo Rodrigues. Lisboa: A+A Books, 2018.
NUNES, J. C. (Coord.) Cargaleiro: 60 anos a celebrar a cor / coord. João Corrêa Nunes; textos de Paulo Henriques, António Nabais. Castelo Branco: Museu Cargaleiro, 2005.
PENTEADO NETO, R. Álvaro Siza: Arqueologia, Metamorfose e Inflexão na composição da forma arquitetônica (1966-1998). Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo). IAU USP, São Carlos, 2019.
PENTEADO NETO, R. Aires Mateus: Complexidade crítica. Tese (Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo). IAU USP, São Carlos, 2023.
SERAFIM, T.; WONG, B. Há um novo museu de Siza Vieira com obras de Cargaleiro no Seixal. Público on-line, 17 de junho de 2016. Disponível em https://www.publico.pt/2016/06/17/local/noticia/ha-uma-nova-oficina-de-artes-no-seixal-que-quer-ficar-no-mapa-1735511. Acesso em maio/2024.
SERRÃO, V. L. R. S. F. C. Quinta da Fidalga: História da construção do espaço e o original sistema do Lago de Maré. Dissertação (Mestrado em História da Arte). NOVAFCSH, Lisboa, 2023.
SIZA, A. Textos 1: Álvaro Siza. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 2019a.
SIZA, A. Textos 2: Álvaro Siza. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 2018.
SIZA, A. Textos 3: Álvaro Siza. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 2019b.
SOUTO, M. H.; PAIS, A. N. (Org.). Siza Vieira and the designing of objects. Casal de Cabras: Caleidoscópio, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Joubert Lancha, Raul Teixeira Penteado Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento Edital nº 41/2017 CAPES/PRINT, processo 8887.716706/2022-00











