A invenção de Brasília: o" risco" de Lúcio Costa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i2p4-23Palavras-chave:
concepção, projeto, BrasíliaResumo
A exposição comemorativa que marcou os cem anos do nascimento de Lucio Costa, realizada no Museu do Paço,² Rio de Janeiro, nos meses de março e abril de 2002, foi uma belíssima coletânea em que se pôde acompanhar o desenvolvimento e as reflexões projetuais do mestre em um conjunto muito expressivo de trabalhos. A estrutura da exposição procurou resgatar a trajetória individual do arquiteto, passando pelas primeiras realizações até chegar à obra madura e consolidada. De um ponto de vista restrito, a exposição dos desenhos revela o âmago da própria prática da concepção do projeto e, talvez, a melhor explicação para os trabalhos expostos seja uma intensa paixão pelo risco à mão livre. Este artigo propõe uma análise de parte dessas notações gráficas de maneira renovada.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











