Uma relação especular: anotações sobre a dimensão imaginária da arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i13p58-64Palavras-chave:
arquitetura, psicanálise, imaginárioResumo
O objetivo do texto é chamar a atenção para a dimensão especular da relação sujeito-espaço edificado. Trabalha-se com a hipótese de que, a partir de uma experiência essencialmente subjetiva, a arquitetura se oferece como espelho e, ao fazê-lo, desempenha papel essencial na constituição do sujeito. As referências teóricas vêm da arquitetura (Quatremère de Quincy) e da psicanálise (Lacan). Conclui-se o texto argumentando que a dimensão imaginária da arquitetura abre possibilidades de pesquisas tão incipientes quanto fascinantes na teoria da arquitetura.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).