O Plano de Cidades Históricas (PCH) no planejamento governamental brasileiro e o desenvolvimento urbano e regional (1973-1979)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i14p20-27Palavras-chave:
planejamento, patrimônio, Programa de Cidades Históricas.Resumo
Este artigo é um primeiro movimento interpretativo sobre as relações entre políticas urbanas e patrimoniais no contexto do planejamento governamental brasileiro, sobretudo aquele empreendido a partir do golpe de 1964, focando particularmente no contexto da elaboração e implementação do Programa de Reconstrução de Cidades Históricas (PCH). Para isso, iniciamos com a análise do contexto político e econômico em que foram gerados o I e o II PND durante os governos Médici (1969-1974) e Geisel (1974-1979). Por fim, investigaremos os conflitos que ocorreram durante a elaboração desses conceitos e planos e a implementação do PCH.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).