(In)Sustentabilidade ambiental na ocupação urbana da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i5p80-98Palabras clave:
sustentabilidade urbana, problemas ambientais, impactos ambientaisResumen
O histórico de ocupação urbana da Barra da Tijuca, no Município do Rio de Janeiro, desde os anos 70, revela que a região se destaca como ícone para grandes investimentos públicos, e sobretudo, privados, alcançando importante desenvolvimento socioeconômico. Entretanto, nota-se que as diretrizes dessa vertiginosa expansão urbana baseiam-se, sobretudo, nos interesses de importantes incorporadores imobiliários que, amparados pelos governos local e regional, visam maximizar seus lucros ainda que em detrimento da manutenção da qualidade do meio ambiente, restringindo as possibilidades de desenvolvimento urbano sustentável.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).