Validação do construto e da confiabilidade de uma escala de inteligência emocional aplicada a estudantes de enfermagem

Autores

  • Maritza Espinoza-Venegas Universidad de Concepción; Departamento de Enfermería; Universidad de Concepción
  • Olivia Sanhueza-Alvarado Universidad de Concepción; Departamento de Enfermería; Universidad de Concepción
  • Noé Ramírez-Elizondo Universidad de Costa Rica; Universidad de Costa Rica
  • Katia Sáez-Carrillo Universidad de Chile; Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas; Departamento de Estadística; Universidad de Chile

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3498.2535

Resumo

OBJETIVO: este estudo tem como objetivo validar o construto e a confiabilidade de uma escala de inteligência emocional. MÉTODO: a escala Trait Meta-Mood Scale-24 foi aplicada em 349 estudantes de enfermagem. O processo envolveu a validação do conteúdo, que compreendeu avaliações de especialistas, testes piloto, medição da confiabilidade utilizando o coeficiente alfa de Cronbach e análise fatorial para corroborar a validade do construto do modelo teórico. RESULTADOS: coeficientes de Cronbach adequados foram obtidos nas três dimensões e a análise fatorial confirmou as dimensões da escala (percepção, compreensão e regulação). CONCLUSÃO: a Trait Meta-Mood Scale-24 é um instrumento confiável e válido para medir a inteligência emocional de estudantes de enfermagem. Seu uso permite determinar precisamente a capacidade dos indivíduos de interpretar e gerenciar emoções. Ao mesmo tempo, esse novo construto é de potencial importância para medidas em liderança em enfermagem; para o aperfeiçoamento educacional, organizacional e pessoal e para o estabelecimento de relacionamentos eficazes com os pacientes.

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Publicado

2015-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validação do construto e da confiabilidade de uma escala de inteligência emocional aplicada a estudantes de enfermagem . (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(1), 139-147. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3498.2535