O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000300005Palavras-chave:
ensino de graduação, educação em enfermagemResumo
As autoras focalizam o ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, através de seu marco histórico e conceitual desde sua fundação na década de 50, revelando que, na década de 80, o estudo da reforma curricular decorreu de um amplo processo de discussão, o que culminou com a proposta de formação do enfermeiro generalista e a implantação do novo currículo em 1989. Na versão das autoras, as prospectivas para o ensino da graduação dependem de uma reflexão das escolas sobre o papel das universidades na reorientação dos serviços de saúde, da formação do aluno voltada para a competência técnica, científica, política para atuar em diferentes níveis de assistência a saúde da população. Um novo modelo educacional exigirá a reorientação dos currículos e a inserção das escolas nos serviços de saúde como elemento estratégico de integração do ensino com a prática profissional.Downloads
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Publicado
1993-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
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O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas. (1993). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 1(spe), 25-34. https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000300005