O desempenho de papéis sociais numa relação de ensino-aprendizado

Autores

  • Eliane Corrêa Chaves Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000300006

Palavras-chave:

papéis sociais, ensino de enfermagem, relações sociais

Resumo

Com base no pressuposto de que o processo ensino-aprendizado fundamenta-se nas relações interpessoais entre docentes e discentes e que estas, por sua vez, derivam da maneira como os sujeitos envolvidos nesse processo aderem-se e desempenham seu papel social, esse trabalho teve o objetivo de analisar o desempenho dos papéis discentes e docentes no curso de graduação em Enfermagem da USP, assim como da análise que esses personagens fazem de seus papéis. A investigação de caráter qualitativo baseou-se no discurso livre de quatro docentes e quatro discentes e buscou apreender a expressão da livre associação de idéias e permitir a manifestação do conteúdo intra-psíquico e peculiar de cada sujeito entrevistado. Do conteúdo apreendido foi possível concluir que, embora ambos os grupos aspirem por mudanças significativas em relação ao papel que desempenham, seus comportamentos reiteram os antigos papéis sociais baseados no modelo pedagógico tradicional.

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Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O desempenho de papéis sociais numa relação de ensino-aprendizado. (1993). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 1(spe), 35-42. https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000300006