Auto-percepção de aluna de enfermagem ao desenvolver relação de ajuda a familiares de criança em fase terminal

Autores

  • Marisa Lorençon UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000400008

Palavras-chave:

unidades de terapia intensiva pediátrica, paciente terminal, relacionamento terapêutico

Resumo

O presente estudo visa relatar e analisar o processo de relacionamento terapêutico entre aluna de enfermagem e mãe de criança internada em UTI pediátrica, em fase terminal. As interações desenvolvidas neste processo foram gravadas e analisadas no enfoque do Relacionamento Terapêutico. Utilizando técnicas de comunicação terapêutica e medidas terapêuticas de enfermagem, a aluna envolveu-se empaticamente com a mãe da criança e com os demais familiares, propondo-se a ajudá-los a superar suas dificuldades diante da criança em fase terminal. Neste estudo a aluna analisa a sua própria ansiedade diante da situação e as dificuldades que teve devido aos seus conflitos diante da terminalidade do seu paciente.

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Publicado

1998-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lorençon, M. (1998). Auto-percepção de aluna de enfermagem ao desenvolver relação de ajuda a familiares de criança em fase terminal. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(4), 57-65. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000400008