Processo de comunicação em grupos de aprendizagem: uma experiência multiprofissional

Autores

  • Lucimar M. M. Rigobello Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto
  • Cinira M. Fortuna USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Lucrécia X. Rigobello Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto
  • Maria José B. Pereira Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto
  • Sebastiana A. Diniz USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000400012

Palavras-chave:

grupo, comunicação, aprendizagem

Resumo

Este estudo relata uma experiência multiprofissional vivenciada durante a realização de um curso de capacitação pedagógica, destinado a profissionais da área da saúde, principalmente dentistas, para atuarem na formação em serviço de pessoal de nível médio. O curso foi desenvolvido em grupo, tendo por tarefa a aprendizagem da pedagogia da problematização. O trabalho foi analisado segundo o referencial teórico de Pichon-Rivière. A análise dos dados permitiu constatar a estreita relação existente entre operatividade e a explicitação dos fantasmas das relações humanas, dificuldades de aprendizagem e distúrbios na comunicação, evidenciando a interdependência entre comunicação e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1998-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Processo de comunicação em grupos de aprendizagem: uma experiência multiprofissional. (1998). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(4), 95-102. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000400012