A Situação da Educação em Enfermagem na América Latina e no Caribe Rumo à Saúde Universal

Autores

  • Silvia Helena De Bortoli Cassiani World Health Organization
  • Lynda Law Wilson University of Alabama at Birmingham; School of Nursing
  • Sabrina de Souza Elias Mikael World Health Organization
  • Laura Morán Peña Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería
  • Rosa Amarilis Zarate Grajales Universidad Nacional Autónoma de México; Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia
  • Linda L. McCreary University of Illinois at Chicago; College of Nursing
  • Lisa Theus University of Alabama at Birmingham; School of Nursing; Collaborating Centre for International Nursing
  • Maria del Carmen Gutierrez Agudelo Universidad de la Sabana; Facultad de Enfermería y Rehabilitación
  • Adriana da Silva Felix World Health Organization
  • Jacqueline Molina de Uriza Asociación Colombiana de Facultades de Enfermería
  • Nathaly Rozo Gutierrez Asociación Colombiana de Facultades de Enfermería

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2232.2913

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Cobertura Universal, Acesso Universal a Serviços de Saúde, Pesquisa em Educação de Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar a situação da educação em enfermagem e analisar o quanto os programas de educação em enfermagem, no nível de Bacharelado na América Latina e no Caribe, estão preparando graduados a contribuir para o alcance da Saúde Universal. Método: estudo quantitativo, descritivo/exploratório, transversal, realizado em 25 países. Resultados: um total de 246 escolas de enfermagem participaram do estudo. O corpo docente com nível de Doutorado totalizou 31,3%; sem o Brasil o número fica reduzido a 8,3%. A razão entre experiências clínicas nos serviços de atenção primária à saúde e nos serviços hospitalares foi de 0,63, indicando que os estudantes têm mais experiências clínicas nos cenários hospitalares. Os resultados sugeriram necessidade de aprimoramento relacionada ao acesso à Internet; tecnologia da informação; acesso para portadores de deficiências; avaliação do programa, do corpo docente e dos estudantes; e aos métodos de ensino/aprendizagem. Conclusão: há heterogeneidade na educação em enfermagem na América Latina e no Caribe. Os currículos de enfermagem incluem, geralmente, os princípios e valores da Saúde Universal e da atenção primária à saúde, bem como aqueles princípios subjacentes às modalidades de educação transformativa, como o desenvolvimento de pensamento crítico e complexo, a solução de problemas, a tomada de decisão clínica baseada em evidências, e aprendizagem contínua. No entanto, é preciso promover uma mudança de paradigma na educação em enfermagem que inclua mais treinamento na atenção primária à saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Cassiani, S. H. D. B., Wilson, L. L., Mikael, S. de S. E., Peña, L. M., Grajales, R. A. Z., McCreary, L. L., Theus, L., Agudelo, M. del C. G., Felix, A. da S., Uriza, J. M. de, & Gutierrez, N. R. (2017). A Situação da Educação em Enfermagem na América Latina e no Caribe Rumo à Saúde Universal. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2913-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2232.2913