A bolsa na mediação "estar ostomizado" - "estar profissional": análise de uma estratégia pedagógica

Autores

  • Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Bader Burihan Sawaia PUC; Departamento de Psicologia Social

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000300007

Palavras-chave:

ostomia, ensino, relações enfermeiro-paciente, cuidados de enfermagem

Resumo

Este estudo analisou a (re)construção das significações sobre a ostomia, o ostomizado, o cuidar em enfermagem e o papel profissional de 30 enfermeiros que utilizaram bolsa coletora, em experiência pedagógica, durante os Cursos de Estomaterapia. A análise dos depoimentos revelou dois grandes eixos discursivos: "estar ostomizado" e "estar profissional". O enfermeiro, tendo por mediação o uso da bolsa coletora, vivencia o "estar ostomizado" por meio de violações da identidade e qualidade de vida, perpassadas por transformações desde papéis às relações com o outro. A mobilização de conteúdos simbólicos e afetivos acerca do "estar ostomizado" gera uma crise de significação do "estar profissional", até então caracterizado por um cuidar fragmentado. Re-conhecendo o cuidar passado como um fazer técnico voltado principalmente para a ostomia-bolsa, o aluno-enfermeiro projeta um cuidar futuro mais holístico do ser humano portador de uma ostomia, incorporando as dimensões afetivas, simbólicas e relacionais.

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Publicado

2000-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Santos, V. L. C. de G., & Sawaia, B. B. (2000). A bolsa na mediação "estar ostomizado" - "estar profissional": análise de uma estratégia pedagógica. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(3), 40-50. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000300007