Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho

Autores

  • Rosa Maria Rodrigues Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Lúcia Zanetti Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000600015

Palavras-chave:

enfermagem, ensino, trabalho

Resumo

Este estudo identifica como os enfermeiros docentes e assistenciais vivenciam a relação entre o ensino e o mercado de trabalho na enfermagem. Os dados foram coletados mediante a realização de entrevistas e de análise de documentos. Na análise utilizamos categorias metodológicas e de conteúdo. Evidenciamos que o ensino está distante da prática assistencial pautando-se em conteúdos que nela não encontram correspondência; existe uma defasagem entre o que se ensina na graduação e a incorporação de novas tecnologias, práticas e saberes. Aponta-se a retomada das reflexões sobre o ensino da enfermagem a fim de aproximar o espaço de ensino e o trabalho assistencial.

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Publicado

2000-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Teoria e prática assistencial na enfermagem: o ensino e o mercado de trabalho. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(6), 102-109. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000600015