A formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000100012Palavras-chave:
educação em enfermagem, prática profissional, competência profissional, gerênciaResumo
Pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva dialética, cujo objetivo foi analisar as demandas e as expectativas oriundas do cenário das práticas gerenciais, face ao Projeto Pedagógico e às estratégias que favoreçam ou não a práxis transformadora. Envolveu 11 alunos, 12 docentes e 12 enfermeiros de serviço, partícipes do processo ensino-aprendizagem do saber gerencial, no espaço intercessor, nos campos de prática e dos estágios curriculares, no ambiente hospitalar e nos serviços básicos de saúde e do curso de graduação em enfermagem, de uma Instituição Federal de Ensino Superior, da cidade de Alfenas, MG. Utilizou-se da técnica de coleta por grupo focal e da análise de conteúdo, subsidiada por duas grandes vertentes: formação e atuação. Os resultados apontam que a formação e a práxis do enfermeiro devem transitar entre os processos de trabalho nas dimensões cuidadora, gerencial, educativa e de investigação científica, construindo caminhos para o desenvolvimento de competências, com maior interação ensino e serviço, em atenção às Diretrizes Curriculares Nacionais atuais.Downloads
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Publicado
2008-02-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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A formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora. (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(1), 71-77. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000100012