Resistência à liderança norte-americana na formação da enfermeira brasileira (1934-1938)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000100020Palavras-chave:
história da enfermagem, escolas de enfermagem, emblemas e insígniasResumo
Estudo histórico-social teve como objetivos: descrever as circunstâncias em que Bertha Pullen assume a direção da Escola de Enfermagem Anna Nery; analisar as estratégias empreendidas por Pullen para assegurar sua posição de poder e prestígio no espaço da escola e da enfermagem brasileira e discutir as resistências à presença e autoridade da diretora americana, pelas enfermeiras diplomadas e alunas, na luta pela identidade nacional. A análise do corpus documental se fez a partir da contextualização das fotografias, com base nos documentos escritos e fontes secundárias. O estudo evidenciou que a segunda gestão de Bertha Pullen se configurou como a reiteração da presença americana na liderança da Escola de Enfermagem Anna Nery, apesar da resistência das enfermeiras e alunas. Desse modo, pode-se concluir que a segunda gestão de Bertha Pullen na Escola de Enfermagem Anna Nery não representou necessidade real ou sentida pela própria escola.Downloads
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Publicado
2008-02-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Resistência à liderança norte-americana na formação da enfermeira brasileira (1934-1938). (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(1), 130-135. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000100020