Resistência à liderança norte-americana na formação da enfermeira brasileira (1934-1938)

Autores

  • Tânia Cristina Franco Santos Rio de Janeiro Federal University; Anna Nery School of Nursing
  • Gertrudes Teixeira Lopes Rio de Janeiro State University; School of Nursing
  • Fernando Porto Rio de Janeiro State Federal University; Alfredo Pinto School of Nursing
  • Aline Silva da Fonte Rio de Janeiro Federal University; Anna Nery School of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000100020

Palavras-chave:

história da enfermagem, escolas de enfermagem, emblemas e insígnias

Resumo

Estudo histórico-social teve como objetivos: descrever as circunstâncias em que Bertha Pullen assume a direção da Escola de Enfermagem Anna Nery; analisar as estratégias empreendidas por Pullen para assegurar sua posição de poder e prestígio no espaço da escola e da enfermagem brasileira e discutir as resistências à presença e autoridade da diretora americana, pelas enfermeiras diplomadas e alunas, na luta pela identidade nacional. A análise do corpus documental se fez a partir da contextualização das fotografias, com base nos documentos escritos e fontes secundárias. O estudo evidenciou que a segunda gestão de Bertha Pullen se configurou como a reiteração da presença americana na liderança da Escola de Enfermagem Anna Nery, apesar da resistência das enfermeiras e alunas. Desse modo, pode-se concluir que a segunda gestão de Bertha Pullen na Escola de Enfermagem Anna Nery não representou necessidade real ou sentida pela própria escola.

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Publicado

2008-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Resistência à liderança norte-americana na formação da enfermeira brasileira (1934-1938). (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(1), 130-135. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000100020