Competências para ação educativa da enfermeira

Autores

  • Valéria Marli Leonello University of Sao Paulo; College of Nursing
  • Maria Amélia de Campos Oliveira University of Sao Paulo; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000200002

Palavras-chave:

educação em enfermagem, educação baseada em competências, competência profissional, cuidados de Enfermagem, educação em saúde

Resumo

Este estudo tem como objeto a interface entre o ensino e a assistência de enfermagem, em sua dimensão educativa. OBJETIVO: Construir perfil de competências para ação educativa da enfermeira, a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. MÉTODO: No referencial teórico metodológico o materialismo histórico e dialético, e utilizou-se como categoria conceitual a noção de competência definida por Perrenoud, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e no saber operante de Mendes-Gonçalves. RESULTADOS: A análise do material empírico, resultou a construção de dez competências para ação educativa da enfermeira. CONCLUSÃO: A necessidade de ressignificar a ação educativa, na perspectiva da Educação Popular, implicando o desenvolvimento de competências mediante oportunidades pedagógicas que, durante a formação inicial, permitam aos estudantes utilizar seus conhecimentos e habilidades em prol de atitude dialógica e de reconhecimento das necessidades dos sujeitos assistidos.

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Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Competências para ação educativa da enfermeira. (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(2), 177-183. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000200002