Perfil das atitudes de alunos do curso de enfermagem frente à doença mental, antes da influência da instrução acadêmica, proveniente de disciplinas de área específica

Autores

  • Luiz Jorge Pedrão Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem
  • Rita de Cássia Avanci Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem
  • Silmara Elaine Malaguti Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000600007

Palavras-chave:

atitudes, enfermagem psiquiátrica, educação em enfermagem

Resumo

Iniciantes no Curso de Enfermagem trazem estereótipos e preconceitos com relação ao portador de doença mental, demonstrando desconhecimento sobre suas possibilidades de recuperação e convívio social. Este estudo objetivou elaborar um perfil de atitudes desses alunos frente a essa pessoa, mostrando aspectos que podem influenciar negativamente nas condutas profissionais futuras. Utilizou-se para isso a escala de opiniões sobre a doença mental. Os alunos exibiram um perfil de atitudes negativo, permitindo concluir que a instrução acadêmica, proveniente de disciplinas dessa área deve ser planejada no sentido de favorecer a mudança do perfil de atitudes apresentado.

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Publicado

2002-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Perfil das atitudes de alunos do curso de enfermagem frente à doença mental, antes da influência da instrução acadêmica, proveniente de disciplinas de área específica. (2002). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 10(6), 794-799. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000600007