Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem

Autores

  • Maria Socorro de Araújo Dias Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade Regional do Cariri
  • Raimunda Magalhães da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000300015

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar o ensino de Semiologia através dos programas das disciplinas das cinco universidades do Estado do Ceará, especificamente de uma universidade pública. Observaram-se três aulas e realizaram-se reuniões com docentes e discentes, a fim de levantar dados sobre o processo ensino-aprendizagem. As docentes apresentaram experiência no ensino e pesquisa, e reconheceram que o elevado número de alunos prejudica o ensino-aprendizagem. Os discentes referiram dificuldades na elaboração de diagnóstico de enfermagem e no contato inicial com cliente hospitalizado, ocasionando insegurança e rejeição à prática da disciplina.

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Publicado

2003-06-01

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Como Citar

Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem. (2003). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 11(3), 364-370. https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000300015