Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000400013Palavras-chave:
gerenciamento de informação, papel do profissional de enfermagem, aprendizagemResumo
Cada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência. A criação ou aquisição de conhecimento pela organização sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe conferir vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especificidades esse conhecimento demonstrar em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em conseqüência, um importante ativo estratégico. O texto destaca o papel da enfermeira no processo de gestão do conhecimento, posicionando-a na interseção dos fluxos horizontais e verticais de informação, e na criação de uma vantagem competitiva sustentável. Acreditamos que essa contribuição poderá oportunizar uma reflexão a respeito de suas implicações para os cenários das práticas de saúde e de enfermagem.Downloads
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Publicado
2003-08-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional. (2003). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 11(4), 499-506. https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000400013