Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional

Autores

  • Gilberto Tadeu Shinyashiki Universidade de São Paulo; Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Maria Auxiliadora Trevizan Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000400013

Palavras-chave:

gerenciamento de informação, papel do profissional de enfermagem, aprendizagem

Resumo

Cada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência. A criação ou aquisição de conhecimento pela organização sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe conferir vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especificidades esse conhecimento demonstrar em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em conseqüência, um importante ativo estratégico. O texto destaca o papel da enfermeira no processo de gestão do conhecimento, posicionando-a na interseção dos fluxos horizontais e verticais de informação, e na criação de uma vantagem competitiva sustentável. Acreditamos que essa contribuição poderá oportunizar uma reflexão a respeito de suas implicações para os cenários das práticas de saúde e de enfermagem.

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Publicado

2003-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional. (2003). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 11(4), 499-506. https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000400013