Aceitação e uso do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3360.3307Palavras-chave:
Sistemas de Informação em Saúde, Programas de Imunização, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem, Utilização, Informática em Saúde PúblicaResumo
Objetivo: analisar a aceitação e o uso do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização nas salas de vacinação da atenção primária à saúde. Método: estudo de caso único de abordagem qualitativa à luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia. A coleta de dados compreendeu entrevista com 18 profissionais, responsáveis pela implantação do sistema de informação, observação das salas de vacinação de 12 municípios da Macrorregião Oeste de Minas Gerais, selecionados a partir de estudo preliminar. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: os entrevistados sentem-se satisfeitos com a utilidade e facilidade de uso do sistema, porém não apresentam a mesma satisfação com a infraestrutura organizacional devido à falta de computadores e à baixa conectividade da internet nas unidades de saúde, além da incipiente capacitação para utilização do sistema de informação e da falta de habilidade dos recursos humanos com a tecnologia. Conclusão: os profissionais de enfermagem percebem vantagens na aceitação e uso do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. Revela-se que o controle do histórico do vacinado e a diminuição de registros em papéis são evidenciados como facilitadores desta aceitação. O Sistema foi considerado confiável e seguro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.