Significado de saúde e de doença na percepção da criança

Autores

  • Patrícia Luciana Moreira Universidade Federal de São Carlos
  • Giselle Dupas Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000600009

Palavras-chave:

criança, fertilização, saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender o significado que a criança, na faixa etária de 7 a 12 anos, atribui à saúde e à doença. A população foi dividida em dois grupos, sendo o primeiro constituído de crianças em ambiente escolar e o segundo, de crianças hospitalizadas. Os referenciais que embasaram o estudo foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente teórico e metodológico. Para obtenção dos dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, já que essa permite explorar as definições expostas pela criança. Percebemos que, em ambos grupos, a definição de saúde é semelhante, ou seja, algo que lhe proporciona liberdade, e que está condicionada aos cuidados com o corpo e com a alimentação. Quanto à concepção de doença, a criança na escola procura compreender a doença, suas causas e conseqüências. A criança hospitalizada conta sua experiência enfatizando sua própria doença e situação.

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Publicado

2003-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Significado de saúde e de doença na percepção da criança. (2003). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 11(6), 757-762. https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000600009