Benefícios do Qigong como prática integrativa e complementar para a saúde: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3718.3317Palavras-chave:
Terapias Complementares, Medicina Tradicional Chinesa, Qigong, Revisão Sistemática, Prática Clínica Baseada em Evidências, EnfermagemResumo
Objetivo: analisar na literatura as evidências sobre os benefícios da prática integrativa e complementar de Qigong à saúde de pessoas adultas e idosas. Método: revisão sistemática mediante a busca de estudos nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS, EMBASE e Cochrane Library. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados e não randomizados; em português, inglês e espanhol; de 2008 a 2018. Adotou-se a estratégia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, bem como a recomendação da Colaboração Cochrane para a avaliação do risco de viés dos ensaios clínicos analisados. Resultados: foram selecionados 28 estudos que indicaram o benefício da prática para o público-alvo, podendo ser utilizada para inúmeras condições de saúde, como: câncer; fibromialgia; Doença de Parkinson; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Burnout; estresse; isolamento social; lombalgia crônica; dor cervical; zumbido; osteoartrite; fadiga; depressão; e doenças cardiovasculares. Notou-se, contudo, grande risco de viés no que tange ao cegamento das pesquisas. Conclusão: a prática de Qigong produz resultados positivos sobre a saúde, principalmente, a médio e longo prazo. Este estudo contribui para o avanço no uso de práticas integrativas e complementares na enfermagem uma vez que reúne a produção científica na área a partir dos melhores resultados de pesquisas disponíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.