Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagem

Autores

  • Maria Cristina M. Capel Laluna Faculdade de Medicina de Marília
  • Clarice Aparecida Ferraz Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000600011

Palavras-chave:

educação em enfermagem, curriculo, planejamento participativo

Resumo

O presente trabalho trata de estudo exploratório que buscou identificar as bases teóricas que sustentam o planejamento participativo pautado no referencial do Planejamento Estratégico Situacional, utilizadas no currículo integrado da graduação em enfermagem, para o desenvolvimento do desempenho do planejamento participativo. Os dados foram obtidos por meio da análise documental dos vinte e dois cadernos das Unidades Educacionais que compõem o currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, objetivando reconhecer os recortes de conhecimentos que contribuíram para a formação dos conceitos de ator social, situação e produção social. Na análise dos resultados, foram reconhecidos a insuficiência das bases teóricas, o predomínio de objetivos de domínio cognitivo e a descrição dos desempenhos na forma de objetivos. Contudo, revelou haver tentativas na integração dos conhecimentos e suas sucessivas aproximações, no tocante ao planejamento participativo, buscando coerência com os princípios do currículo integrado.

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Publicado

2003-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagem. (2003). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 11(6), 771-777. https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000600011