Efetividade de uma intervenção com mães para a estimulação de crianças menores de dois ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3176.3216

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil; Creche; Enfermagem Pediátrica; Educação em Saúde; Mães; Intervenção Precoce

Resumo

Objetivo:

analisar a efetividade de uma intervenção educativa com mães para a estimulação de crianças menores de dois anos em situação de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor.

Método:

estudo de intervenção do tipo antes-depois, realizado com 52 mães de crianças menores de dois anos e matriculadas em centros de referências em educação infantil. Inicialmente, foram avaliados os conhecimentos maternos quanto ao desenvolvimento e à estimulação infantil por meio de instrumento estruturado. Em seguida, realizou-se oficinas com as mães e, após três meses, os conhecimentos maternos foram reavaliados, reaplicando o instrumento de coleta de dados. Na análise, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, sendo aplicados teste de McNemar, de Wilcoxon e o modelo de Rash da Teoria da Resposta ao Item.

Resultados:

após intervenção, houve aumento significativo dos escores quanto aos aspectos: conhecimento das mães sobre o desenvolvimento e estimulação infantil de 5,77 ± 1,85 para 18,60 ± 1,94 (p < 0,001); e redução do índice de dificuldade materna em responder as questões do instrumento de 1,17 ± 0,57 para −1,98 ± 1,63 (p < 0,01).

Conclusão:

a intervenção educativa contribuiu para a melhora dos conhecimentos maternos quanto ao desenvolvimento e às formas de estimulação infantil, corroborando a importância desta ação para o avanço da saúde da criança com risco sob os cuidados maternos no domicílio.

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Torquato, I. M. B. ., Collet, N. ., Forte, F. D. S. ., França, J. R. F. de S. ., Silva, M. de F. de O. C. ., & Reichert, A. P. da S. . (2019). Efetividade de uma intervenção com mães para a estimulação de crianças menores de dois ano. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3216. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3176.3216