Efetividade da educação em saúde no autocuidado e adesão de pacientes com insuficiência cardíaca: metanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518.8345.4281.3389%20

Palavras-chave:

Autocuidado; Insuficiência Cardíaca; Cooperação do Paciente; Educação em Saúde; Resultados de Saúde; Cooperação e Adesão ao Tratamento

Resumo

Objetivo:

avaliar na literatura a efetividade das intervenções de educação em saúde na adesão e autocuidado ao tratamento de pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica.

Método:

revisão sistemática com metanálise. Foram selecionados estudos que comparavam intervenções de educação em saúde com o cuidado usual para avaliar os desfechos de adesão e autocuidado. A qualidade da evidência metodológica foi avaliada pelo sistema Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation.

Resultados:

as intervenções educativas foram mais efetivas em relação ao cuidado usual no desfecho de adesão (efeito fixo =0,3841; p-valor <0,001). Não houve diferença estatística no desfecho de autocuidado (efeito fixo =0,0063; p-valor =0,898).

Conclusão:

as intervenções educativas melhoraram o desfecho de adesão, mas não o de autocuidado no paciente com Insuficiência Cardíaca.

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Publicado

2021-07-19

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Tinoco, J. de M. V. P. ., Figueiredo, L. da S. ., Flores, P. V. P. ., Padua, B. L. R. de ., Mesquita, E. T. ., & Cavalcanti, A. C. D. . (2021). Efetividade da educação em saúde no autocuidado e adesão de pacientes com insuficiência cardíaca: metanálise. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 29, e3389. https://doi.org/10.1590/1518.8345.4281.3389