Efetividade da educação em saúde no autocuidado e adesão de pacientes com insuficiência cardíaca: metanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518.8345.4281.3389%20

Palavras-chave:

Autocuidado; Insuficiência Cardíaca; Cooperação do Paciente; Educação em Saúde; Resultados de Saúde; Cooperação e Adesão ao Tratamento

Resumo

Objetivo:

avaliar na literatura a efetividade das intervenções de educação em saúde na adesão e autocuidado ao tratamento de pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica.

Método:

revisão sistemática com metanálise. Foram selecionados estudos que comparavam intervenções de educação em saúde com o cuidado usual para avaliar os desfechos de adesão e autocuidado. A qualidade da evidência metodológica foi avaliada pelo sistema Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation.

Resultados:

as intervenções educativas foram mais efetivas em relação ao cuidado usual no desfecho de adesão (efeito fixo =0,3841; p-valor <0,001). Não houve diferença estatística no desfecho de autocuidado (efeito fixo =0,0063; p-valor =0,898).

Conclusão:

as intervenções educativas melhoraram o desfecho de adesão, mas não o de autocuidado no paciente com Insuficiência Cardíaca.

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Publicado

2021-07-19

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Efetividade da educação em saúde no autocuidado e adesão de pacientes com insuficiência cardíaca: metanálise. (2021). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 29, e3389. https://doi.org/10.1590/1518.8345.4281.3389