Estratégias metodológicas de educação e assistência na atenção básica de saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000400015Palavras-chave:
avaliação em enfermagem, cuidados primários de saúde, serviços básicos de saúde, doença crônicaResumo
Trata-se de discussão sobre estratégias ou ferramentas metodológico-assistenciais utilizadas na prática em atenção básica de saúde. Baseia-se no diálogo estabelecido entre o que se pensa e o que se desenvolve nos Ambulatórios de Promoção da Qualidade de Vida-APQVs. Esses ambulatórios estão sediados em dois serviços de atenção básica do município de Porto Alegre-RS e seus usuários são, em sua maioria, pacientes adultos e idosos, portadores de doenças de longa duração. A proposta desta discussão é oriunda de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq e integrante da rede temática intitulada: Metodologias de Educação e Assistência na Promoção da Qualidade de Vida. A partir dessa base empírica e conceitual, construíram-se ferramentas metodológicas para o desenvolvimento de consultoria em enfermagem na atenção ambulatorial a indivíduos e grupos. Este artigo propõe-se a apresentar os pressupostos relacionais e operacionais utilizados na assistência nesses serviços.Downloads
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Publicado
2004-08-01
Edição
Seção
Artigo de Atualização
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Estratégias metodológicas de educação e assistência na atenção básica de saúde. (2004). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 12(4), 683-688. https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000400015