Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.5714.3585

Palavras-chave:

Avaliação Educacional; Instituições de Ensino; Educação Superior; Educação em Saúde; Ciências da Saúde; Privatização.

Resumo

Objetivo: analisar o ensino superior da área da saúde no Brasil
segundo os resultados do desempenho dos estudantes no Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019. Método: estudo
transversal, retrospectivo, de abordagem quantitativa com dados
on-line referentes a 192.715 estudantes de 3.712 cursos da saúde,
coletados em 2020. O desempenho dos estudantes foi expresso em
conceitos, ordenados em escala de um a cinco. Foram elaborados
box-plot e estimadas prevalências dos conceitos e avaliadas
diferenças segundo as características administrativas, de gestão e
das cidades sede dos cursos por meio de teste estatísticos (α=5%).
Resultados: observou-se nível satisfatório do ensino superior de
saúde (70,0% com conceito ≥3). Cursos de medicina foram os mais
satisfatoriamente avaliados, fonoaudiologia e enfermagem os piores.
O ensino público, presencial e em universidades estiveram associados
à maior qualidade do ensino. Níveis mais baixos foram verificados
nos estados da região Norte, nas cidades pequenas e fora de áreas
metropolitanas e naqueles sob gestão privada. Conclusão: verificouse
heterogeneidade na qualidade do ensino superior entre os cursos de
saúde, indicando sua associação com características das instituições
de ensino e à infraestrutura das cidades sedes dos cursos, apontando
desafios para a qualidade da formação em saúde no Brasil.

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Oliveira, B. L. C. A. de ., Soares, F. A. ., Silva, A. P. da F. D. ., Cunha, C. L. F. ., Menegaz, J. do C. ., & Silva, K. L. da . (2022). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3534. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5714.3585