Efetividade das intervenções contra violência no trabalho sofrida por profissionais de saúde e apoio: metanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.5923.3638

Palavras-chave:

Prática Clínica Baseada em Evidências; Revisão Sistemática; Metanálise; Exposição Ocupacional; Violência no Trabalho; Pessoal de Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade das intervenções direcionadas à prevenção e redução da violência no trabalho sofrida por profissionais de saúde e apoio. Método: revisão sistemática com metanálise realizada em oito bases de dados e na literatura cinzenta. O risco de viés foi realizado por meio das ferramentas da Cochrane e a certeza da evidência pelo Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. A análise foi realizada de forma descritiva e pela metanálise, incluindo avaliação da heterogeneidade. Resultados: 11 estudos aleatorizados e quasi-aleatorizados foram elegíveis, dos quais seis estudos (54,5%) implementaram habilidades individuais, quatro multiabordagem (36,4%) e um (9,1%) ações governamentais. Quatro estudos (36,4%) tiveram efeito positivo e significativo na redução da violência. O risco de viés foi classificado como alto ou incerto. A metanálise foi realizada com dois estudos que testaram habilidade individual (grupo intervenção) versus habilidade individual (grupo comparador), porém não houve evidência científica (IC 95%: -0,41 a 0,25, p=0,64) para o desfecho prevenção/redução da violência. Conclusão: esta revisão não obteve alta evidência na prevenção ou redução da violência no trabalho. O número reduzido de ensaios aleatorizados, a falta de estudos com baixo risco de viés e a alta consistência podem ter sido fatores dificultadores para recomendar intervenções efetivas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-08-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Okubo, C. V. C. ., Martins, J. T. ., Malaquias, T. da S. M. ., Galdino, M. J. Q. ., Haddad, M. do C. F. L. ., Cardelli, A. A. M. ., & Silveira, R. C. de C. P. . (2022). Efetividade das intervenções contra violência no trabalho sofrida por profissionais de saúde e apoio: metanálise. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3638. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5923.3638