Correspondência entre conhecimentos maternos sobre desenvolvimento infantil e cuidados de crianças menores de um ano

Autores

  • Ellen Cristina Gondim Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6547-8975
  • Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2044-4613
  • Daniel Domingues dos Santos Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2605-2736
  • Nayara Cristina Pereira Henrique Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3866-6698
  • Fabrícia de Magalhães Pereira Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9160-5408
  • Débora Falleiros de Mello Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5359-9780

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.5967.3676

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil; Cuidado da Criança; Mães; Conhecimento; Relações Mãe-Filho; Enfermagem de Atenção Primária

Resumo

Objetivo: analisar os conhecimentos maternos sobre o desenvolvimento infantil e sua correspondência aos cuidados ofertados à criança no primeiro ano de vida. Método: estudo longitudinal, prospectivo, nas etapas da gestação e 12º/13º mês da criança. Foram aplicadas entrevistas a 121 mulheres de um município brasileiro, baseadas em 21 itens selecionados do Inventário de Conhecimento sobre o Desenvolvimento Infantil, relativos ao primeiro ano de vida. Utilizou-se o cálculo de taxas de acertos, regressão por Mínimos Quadrados Ordinários e erro padrão de White. Resultados: as participantes que acertaram mais aspectos possuem mais anos de estudo, mais idade e renda familiar elevada. Os acertos quando considerada a variável “ter ou não companheiro/a” apresentaram discreta oscilação. Quanto às temáticas, acertaram mais aspectos sobre saúde, segurança e marcos do desenvolvimento infantil. Mães primíparas apresentaram maior probabilidade de desmame, superproteção e da criança ter contato com aparelhos eletrônicos, e menor probabilidade de buscar informações sobre cuidados infantis. Conclusão: houve correspondência entre alguns conhecimentos maternos e a execução dos cuidados da criança. A conexão entre eles é relevante para indicar detalhadamente os desconhecimentos e as incertezas e aprimorar os saberes positivos, contribuindo para promover o desenvolvimento na primeira infância.

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Publicado

2022-10-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gondim, E. C. ., Scorzafave, L. G. D. da S. ., Santos, D. D. dos ., Henrique, N. C. P. ., Pereira, F. de M. ., & Mello, D. F. de . (2022). Correspondência entre conhecimentos maternos sobre desenvolvimento infantil e cuidados de crianças menores de um ano. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3676. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5967.3676