Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural

Autores

  • Edilomar Leonart Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo
  • Maria Manuela Rino Mendes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000400012

Palavras-chave:

enfermagem, educação, geriatria, envelhecimento

Resumo

A enfermagem brasileira tem procurado discutir as questões do contexto sociopolítico, que interferem nos setores da saúde e educação, tanto no nível superior como no nível técnico. Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender a população idosa. O estudo teve como objetivo compreender a formação gerontológica do Técnico em Enfermagem a partir da abordagem cultural, tendo como percurso metodológico o Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos permitiram verificar a deficiência da formação de profissionais técnicos em enfermagem competentes e habilitados ao cuidado da população idosa. Ressaltou-se, também, a compreensão do próprio ser humano em utilizar símbolos e significados das experiências vividas como marco referencial para a promoção de iniciativas transformadoras condizentes com a realidade social.

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Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(4), 538-546. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000400012